Sindespi diz que interdição na Evangelina Rosa foi por descaso
O Sindicato dos Servidores em Estabelecimentos em Saúde Pública do Estado fez várias vezes denúncias sobre a situação precária da maternidade Dona Evangelina Rosa.
Com uma situação estrutural dramática, a saúde pública no Estado do Piauí acumula problemas que estão recaindo sobre a população e servidores. A Intervenção Ética parcial na Maternidade Dona Evangelina Rosa foi o mais recente. A interdição foi promovida pelo Conselho Regional de Medicina, seção Piauí no último dia 20, cancelando o atendimento de baixa e média complexidades.
Foi realizada uma audiência sobre o assunto no Ministério Público do Piauí no dia 21 de novembro. O Sindicato dos Servidores em Estabelecimentos em Saúde Pública do Estado do Piauí (SINDESPI) também fez várias vezes denúncias sobre a situação precária da MDER, que prejudica usuários e servidores e ressalta que os problemas são estruturais e de gestão.
- Foto: Divulgação/Sindespi
Presidente do Sindespi
“Há tempos falamos das carências e consequências que a maternidade e os demais hospitais têm sofrido por falta de estrutura, de recursos humanos, de medicamentos, material básico. Falta de condições mínimas de trabalho. Às vezes é preciso esse choque. O Governo precisa mudar para melhor sua administração, tanto para o usuário, quanto para os servidores que trabalham em condições precárias”, afirmou Edna Martins, presidenta do SINDESPI.
A servidora e dirigente do sindical, Elizabete Duarte, ressalta que os servidores são tão vítimas, quanto os usuários da maternidade. “A gente que trabalha ali no dia-a-dia sabe as dificuldades para fazermos procedimentos mínimos devido às deficiências. Ao mesmo tempo, os servidores estão expostos, inclusive, a responder processos judiciais por terem que fazer improvisos devido à falta de estrutura. Há situações que tem que improvisar para minimizar o risco de perder uma vida”, desabafa Elizabete.
A dirigente destaca ainda o contexto difícil para os servidores da Saúde no Estado do Piauí. “É triste ver uma instituição desse porte interditada, porque os servidores estão ali para trabalhar e ter seus direitos reconhecidos. Na MDER há mais de 700 servidores com seus vencimentos ameaçados. Já é uma realidade a redução de empregos e dificuldades para o servidor público. O governador anunciou uma lista de cortes para reduzir despesas. Os que vão ser penalizados com isso são os usuários do Sistema Único de Saúde e os servidores”.
Um caminho
De acordo com a presidenta do sindicato um caminho para amenizar a questão, seria, além da construção da nova maternidade de alta complexidade, a manutenção da MDER como maternidade de bairro, de baixa e média complexidades.
“Com a construção da nova maternidade irá ampliar o número de leitos e mais profissionais, mas é preciso manter a Evangelina Rosa como maternidade de bairro, de média e baixa complexidades, num acordo entre Estado e Prefeitura. Hoje, há poucas maternidades de bairro e com um número de leito muito reduzido, além de não possuir UTI’s. Somando as quatro maternidades de bairros que temos atualmente, não passam de 160 o número de leitos. O Estado deveria, após a construção desta nova maternidade, não fechar a Evangelina Rosa, e sim torná-la uma maternidade de bairro atendendo baixa e média complexidades, além de estruturar as maternidades dos municípios e ampliar o número de leitos”, explicou Edna Martins.
-
Governo do Piauí autoriza 30 servidores a participarem de Missão Educacional em Singap
Os servidores da Secretaria de Estado da Educação do Piauí ficarão afastados de suas atividades sem prejuízo da remuneração do seu cargo efetivo, da função comissionada ou do cargo em comissão. -
MP investiga ex-prefeito de Lagoa do Piauí por contrato sem licitação de R$ 78 mil
A promotora de justiça Rita de Cássia de Carvalho Rocha Gomes de Souza assinou a portaria, publicada no Diário Oficial do MPPI. -
Educação de Esperantina realiza formação do PPAIC com foco na aprendizagem
A medida visa reduzir os impactos da estiagem na produção agrícola e no abastecimento de água no interior do estado. -
Operação Páscoa: Imepi fiscaliza produtos da Semana Santa
De acordo com o Imepi, os produtos recolhidos serão periciados no laboratório do Setor de Pré-medidos. -
Prefeitura de Esperantina abre processo para seleção de Conselheiros de Meio Ambiente
Serão escolhidos cinco (05) representantes titulares e cinco (05) suplentes, entre organizações e entidades com atuação na área ambiental no município.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir