MPF quer afastamento do diretor da Maternidade Evangelina Rosa
A ação tem como base um inquérito que apurou precariedades na unidade de saúde. Ministério Público Federal do Piauí fez a solicitação à Justiça Federal.
O Ministério Público Federal do Piauí solicitou à Justiça Federal o imediato afastamento do diretor-geral da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER), Francisco de Macedo Neto. A ação de autoria do procurador da República Kelston Pinheiro Lages, tem como base os fatos apurados inquérito civil público que informam sobre o mais absoluto estado de precariedade, no que diz respeito ao funcionamento da unidade. A ACP foi assinada no dia 12 de dezembro de 2018.
Para o MPF, todas as irregularidades que comprometem a assistência à saúde da população, que depende exclusivamente dos serviços prestados pela maternidade, jamais foram devidamente sanadas. Segundo ele, a atual direção não providenciou a adoção de medidas concretas e efetivas para alcançar o regular funcionamento.
No último dia 20, o Conselho Regional de Medicina do Piauí decretou a interdição da Maternidade visando a preservação da dignidade do atendimento à população e a segurança do ato médico, salvaguardando a vida de crianças e gestantes.
Para o procurador da República Kelston Lages, “a situação do diretor se tornou insustentável diante do descalabro administrativo”. Ele critica a inércia e desobediência às recomendações expedidas para reparar ou amenizar tal situação, que tem ceifado vidas, e elevado o número de óbitos.
O MPF requer que, após afastamento de Francisco Macedo, seja determinado imediatamente ao novo gestor que cumpra as determinações da Justiça, especialmente no sentido de prover os estoques com medicamentos, insumos e materiais necessários aos procedimentos para garantia da saúde dos usuários do SUS.
Teresina
Piauí
Maternidade Dona Evangelina Rosa
Ministério Público Federal - MPF
Justiça Federal
-
Governo do Piauí autoriza 30 servidores a participarem de Missão Educacional em Singap
Os servidores da Secretaria de Estado da Educação do Piauí ficarão afastados de suas atividades sem prejuízo da remuneração do seu cargo efetivo, da função comissionada ou do cargo em comissão. -
MP investiga ex-prefeito de Lagoa do Piauí por contrato sem licitação de R$ 78 mil
A promotora de justiça Rita de Cássia de Carvalho Rocha Gomes de Souza assinou a portaria, publicada no Diário Oficial do MPPI. -
Educação de Esperantina realiza formação do PPAIC com foco na aprendizagem
A medida visa reduzir os impactos da estiagem na produção agrícola e no abastecimento de água no interior do estado. -
Operação Páscoa: Imepi fiscaliza produtos da Semana Santa
De acordo com o Imepi, os produtos recolhidos serão periciados no laboratório do Setor de Pré-medidos. -
Prefeitura de Esperantina abre processo para seleção de Conselheiros de Meio Ambiente
Serão escolhidos cinco (05) representantes titulares e cinco (05) suplentes, entre organizações e entidades com atuação na área ambiental no município.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir