Viagora

"TCE aumentará fiscalização", diz presidente Abelardo Vilanova

O Conselheiro Abelardo Pio Vilanova e Silva foi eleito presidente no último dia 29 de outubro e ficará a frente do tribunal durante o biênio 2019/2020.

  • Hélio Alef/Viagora Solenidade de posse do novo Presidente do TCE1 / 8 Solenidade de posse do novo Presidente do TCE
  • Hélio Alef/Viagora Ex-presidente do TCE Olavo Rebelo2 / 8 Ex-presidente do TCE Olavo Rebelo
  • Hélio Alef/Viagora Novo Presidente do Tribunal de Contas do Estado, Abelardo Vilanova3 / 8 Novo Presidente do Tribunal de Contas do Estado, Abelardo Vilanova
  • Hélio Alef/Viagora Novo Presidente do Tribunal de Contas do Estado, Abelardo Vilanova4 / 8 Novo Presidente do Tribunal de Contas do Estado, Abelardo Vilanova
  • Hélio Alef/Viagora Governador Wellington Dias (PT), prestigia solenidade de posse do presidente do TCE5 / 8 Governador Wellington Dias (PT), prestigia solenidade de posse do presidente do TCE
  • Hélio Alef/Viagora Solenidade de posse do novo Presidente do TCE6 / 8 Solenidade de posse do novo Presidente do TCE
  • Hélio Alef/Viagora Ex-Governador Wilson Martins e Luciano Nunes(PSDB), prestigiam solenidade de posse do Presidente do TCE7 / 8 Ex-Governador Wilson Martins e Luciano Nunes(PSDB), prestigiam solenidade de posse do Presidente do TCE
  • Hélio Alef/Viagora Themístocles Filho (MDB), Presidente Assembléia Legislativa do Piauí8 / 8 Themístocles Filho (MDB), Presidente Assembléia Legislativa do Piauí

Na manhã desta quarta-feira (19), ocorreu a solenidade de posse do novo presidente do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), Conselheiro Abelardo Vilanova, na sede do TCE-PI, na zona Sul de Teresina. Abelardo Pio Vilanova e Silva foi eleito presidente no último dia 29 de outubro e ficará a frente do tribunal durante o biênio 2019/2020.

Em entrevista coletiva, Abelardo Vilanova afirmou que o TCE-PI aumentará a sua eficácia de fiscalização dos gastos públicos e que o combate à corrupção é um trabalho permanente.

“O tribunal tem procurado aumentar o grau de fiscalização, interiorizando as suas ações e devemos ampliar cada vez mais, de modo a verificar a eficiência dos gastos públicos. Com relação à questão do controle, a ação do tribunal de combate à corrupção é permanente. Ela tem vários seguimentos, como a parte do controle da eficiência dos gastos, da fiscalização e, por fim, na parte da punição para eventuais desvios de recursos públicos. O nosso objetivo maior é fazer que o gestor aplique os fundos de maneira correta, evitando os desvios e a corrupção”, relatou.

O Conselheiro Olavo Rebelo, que encerrou seu mandato como presidente do tribunal, fez uma avaliação positiva do seu mandato e citou que, apesar da crise, foi seguida rigorosamente a Lei de Responsabilidade Fiscal.

“Nesse período de crise na economia e finanças do Piauí e do Brasil como um todo, foi um período difícil de se administrar. Mas no nosso mandato, nós seguimos rigorosamente a Lei de Responsabilidade Fiscal. Estamos fechando o balanço de acordo com o que manda a lei. Trabalhamos a interiorização do Tribunal de Contas, fortalecemos o setor de inteligência do tribunal e obedecemos todo plano estratégico trabalho pelo conselho, aplicando o que foi disposto pela equipe que fez o plano”, destacou.

A solenidade ainda contou com a presença de autoridades políticas do estado, como o governador Wellington Dias (PT), que falou sobre o novo presidente e reafirmou o seu compromisso com a independência do tribunal.

“Hoje assume o Conselheiro Abelardo, que é uma pessoa muito experiente e tem uma boa vivência e uma boa relação não só internamente no Tribunal de Contas do Estado, mas também com os demais poderes. Com certeza nós vamos trabalhar para também ser parceiros naquilo que são projetos importantes para o tribunal, de investimentos e juntos enfrentar os desafios que temos na governança e claro, sempre respeitando essa independência importante do nosso Tribunal de Contas que é um dos mais experientes do nosso país”, disse.

Facebook
Veja também