Viagora

Prefeitura de Parnaíba ajuíza mais uma ação contra a Agespisa

A Agespisa estaria na iminência de divulgar novo aumento na tarifa de água, o que, para a Aserpa, seria mais um ato abusivo.

A prefeitura de Parnaíba, através da Agência Parnaibana de Regulação e Serviços Públicos (Aserpa), ajuizou no início da semana mais uma Ação Civil Pública com pedido de liminar em desfavor da Água e Esgotos do Piauí (Agespisa). Esta empresa estaria na iminência de divulgar novo aumento na tarifa de água, o que seria mais um ato abusivo, na opinião do presidente da Aserpa, advogado Lisandro Ayres. 

  • Foto: Prefeitura de ParnaíbaPresidente da Aserpa, advogado Lisandro Ayres.Presidente da Aserpa, advogado Lisandro Ayres.

“Qualquer aumento tem que ser comunicado ao município, o que não aconteceu até agora. Temos que considerar que a Agespisa arrecada em torno de R$ 2,8 milhões mensais em Parnaíba e não temos nenhuma contrapartida, em termos de investimentos. Não achamos justo que venha nenhum tipo de aumento, tendo em vista que a Agespisa não presta um bom serviço à população. Por essa razão, estamos tentando evitar que ocorra algum aumento, daí havermos ingressado com uma Ação Civil Pública, com pedido de liminar, para evitar que o consumidor sofra uma eventual majoração no valor da tarifa”, explicou Lisandro. 

Desde o dia 01º deste mês está valendo um reajuste de 6,74% em todas as 154 cidades atendidas pela Companhia no interior do estado. A Aserpa chegou a publicar nota criticando tal majoração. Lisandro Ayres disse que o reajuste é “injustificável” e não foram apresentadas à agência, ao Poder Público Municipal e especialmente ao cidadão as razões técnicas e econômicas sobre a mudança.

Outro lado 

O Viagora procurou a Agespisa para falar sobre o assunto mas não obtivemos resposta.

Mais conteúdo sobre:

Parnaíba

Piauí

Agespisa

Facebook
Veja também