Deputado Assis Carvalho perde ação na Justiça contra jornalistas
Ele alegou que matérias do Jornal Folha de Teresina estavam atingindo sua pessoa, que sofria calúnia, injúria e difamação.
O deputado Federal Assis Carvalho (PT-PI) perdeu ação no Tribunal de Justiça do Estado contra jornalistas. Ele alegou que matérias do Jornal Folha de Teresina estavam atingindo sua pessoa, que sofria calúnia, injúria e difamação. A decisão é de 2009, mas somente agora o parlamentar está sendo convocado a pagar as custas processuais.
- Foto: Facebook/ Assis CavarvalhoAssis Carvalho
Os jornalistas Telsírio Alencar e Nilson Sá divulgaram informações apontando irregularidades no Detran-PI, que era comandada pelo deputado. As matérias foram baseadas em dados do Tribunal de Contas. Para a justiça estadual, não se vislumbrou na notícia qualquer exagero, tendenciosidade ou afronta à pessoa do autor, e que a notícia não adentrou na vida íntima dele.
“Da análise da reportagem em questão, vê-se claramente que o jornal requerido apenas divulgou fato verídico, pois, realmente, os técnicos do Tribunal de Contas do Estado do Piauí emitiu relatório onde relacionou várias irregularidades detectadas quando da inspeção realizada no DETRAN”, diz o texto da decisão.
Para o Tribunal de Justiça do Piauí, o que está em jogo é a liberdade de imprensa. “Considerando principalmente a compatibilização da liberdade de informação com a inviolabilidade da honra e imagem da parte autora, julgo improcedente o pedido inicial”.
O TJ-PI afirma, ainda, que “a imprensa tem como relevante missão, além da difusão de conhecimento, disseminação cultural e orientação da opinião pública, levar ao conhecimento da sociedade a existência de fatos, comportamentos, pensamentos, decisões, omissões dos cidadãos, desde que essas informações tenham interesse ou conveniência para a vida social”.
-
Hospital de Bom Jesus registra mais de 600 cirurgias ortopédicas em 2024
Segundo a Sesapi, foram realizadas 615 cirurgias ortopédicas e 1.936 consultas e avaliações médicas desde a implantação do serviço. -
Ministério Público discute ações emergenciais para vítimas das enchentes em Picos
A audiência pública sobre o assunto aconteceu nessa sexta-feira (17). -
Prefeitura de Teresina realiza mutirão de limpeza na Praça da Bandeira
A ação pública ocorrerá neste sábado e domingo (18 e 19/01), sob responsabilidade da ETURB. -
Uespi irá ofertar mais de 3.900 vagas pelo Sisu 2025
Conforme a Pró-Reitoria, os candidatos interessados em concorrer às vagas devem ter realizado o Enem 2024, para realizar a inscrição no Sisu 2025, que ocorrerão entre os dias 17 e 21 de janeiro. -
Presidente do TJ Aderson Nogueira fará abertura do ano judiciário na segunda no Piauí
A solenidade ocorrerá na próxima segunda-feira (20) no novo Auditório Multiuso do Complexo Judiciário.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir