Morador denuncia precariedade no abatedouro do município de Caracol
A carne é manuseada sobre caixas de papelão no chão do abatedouro.
O abatedouro público da cidade de Caracol vem enfrentado vários problemas de estrutura e também de higiene. Um morador da cidade, insatisfeito com a situação, resolveu denunciar o caso nessa quarta-feira (11) ao Viagora.
Segundo o denunciante, que preferiu não ser identificado, o local é utilizado por cerca de 23 criadores e açougueiros, que abatem os animais no local e realizam a venda da carne no mercado público da cidade e nos açougues privados do município.
“É uma questão de saúde pública para os consumidores dessa carne, e também uma questão de higiene. Acho que a vigilância sanitária nunca foi ao local para tomar conhecimento a respeito da situação”, relatou.
O abatedouro possui apenas um funcionário para realizar a limpeza da local. Segundo informações, a prefeitura não disponibiliza material para o abatedouro, e o funcionário estaria há oito meses sem receber salário pelos serviços prestados.
A carne é processada sobre caixas de papelão no chão da parte externa do abatedouro. Insetos, cachorros e urubus podem entrar facilmente no local. Os ossos e resto de animais que não servem para a venda são descartados a céu aberto, próximo ao local em que ocorre o abate.
O prefeito do município de Caracol, Gilson Filho, admitiu a precariedade do local e disse que providências já estão sendo tomadas. O prefeito afirmou que o local não passa por uma reforma há mais de dez anos, e que o salário do funcionário do abatedouro não está atrasado.
“Nós iremos fazer uma reforma no local, pois o abatedouro está bastante deteriorado. A última reforma que foi feita nele, foi em 2007, quando eu fui secretário de Saúde. Nós assumimos a prefeitura no ano passado, com muitos problemas”, explicou Gilson Filho.
De acordo com Gilson Filho, a reforma do abatedouro já estava sendo programada, e que prefeitura está realizando um levantamento a respeito da obra. Ele garantiu ainda que mais obras na cidade devem ser realizadas ao decorrer do ano.
-
PM do Piauí recebe prêmio do Conselho Nacional do Ministério Público
A solenidade ocorreu no auditório do CNMP, em Brasília, e premiou o projeto desenvolvido pela PM-PI em parceria com o Ministério Público do Piauí (MPPI). -
Mais de 3.500 mulheres são acolhidas na Casa da Gestante de Parnaíba
A estrutura da Casa conta com dez leitos, distribuídos em dois quartos, além de uma ampla área de convivência, cozinha equipada, consultório, lavanderia, copa e banheiros. -
Plano Estadual da Primeira Infância será lançado nesta segunda em Teresina
O evento vai reunir, no Diferencial Buffet, das 8h às 17h, gestores e técnicos dos 224 municípios. -
Piauí registra 29 apostas vencedoras na quadra da Mega-Sena
O prêmio principal acumulou em R$ 55 milhões e será sorteado na terça-feira (25). -
Vara Única da Comarca de Elesbão Veloso atinge quase 1.600 processos concluídos
De acordo com o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), o desempenho fez com que a Vara mencionada crescesse no ranking do Índice de Atendimento à Demanda (IAD).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir