Ministério Público do Piauí expede recomendação à Águas de Teresina
A intenção é que a companhia disponibilize aos consumidores um canal direto onde o cliente possa solicitar a mudança da data de vencimento da fatura da conta de água.
O Ministério Público do Piauí (MP-PI) expediu recomendação à empresa Águas de Teresina. A intenção é que a companhia disponibilize aos consumidores um canal direto onde o cliente possa solicitar a mudança da data de vencimento da fatura da conta de água.
O canal deve possibilitar o retorno à data anterior a mudança unilateral pela empresa, ou, escolher uma nova data entre as opções que a própria concessionária estabeleça. A promotora de Justiça Gladys Martins, que assina a recomendação, afirma que todo o processo de troca de datas deve ser rápido e pacífico.
Por último, a representante do Ministério Público do Piauí solicita que a Águas de Teresina torne pública a informação de que a mudança da data de vencimento da fatura de água possa ser requerida a qualquer tempo pelo consumidor.
A empresa deve disponibilizar os canais para a modificação em mídias de grande circulação, como informes televisivos, grandes portais de notícias da cidade, e, outros veículos de comunicação, que assim desejar.
Reunião do PROCON com diretor-presidente da Águas de Teresina
Em reunião com o MP-PI na última sexta-feira (13), representantes da concessionária apresentaram um planejamento das ações futuras para regularização da ligação, corte/suspensão, inadimplementos e parcelamentos das contas dos usuários.
Ítalo Joffely, diretor-presidente, e Thais Miranda, assessora jurídica da empresa, ainda explicaram que a companhia tem cumprido a resolução do PROCON/MPPI que proíbe o corte do fornecimento de água de consumidores com menos de 90 dias de atraso no pagamento de suas contas.
Na oportunidade, o promotor de Justiça Nivaldo Ribeiro, do núcleo de defesa do consumidor, propôs aos representantes da Águas de Teresina a assinatura de termo de responsabilidade e compromisso para acesso ao módulo fornecedor do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor – SINDEC.
O sistema é uma ferramenta tecnológica que dispõe de banco de dados de informações, disponível para pesquisa e consulta dos órgãos integrantes da Rede Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor, e tem papel fundamental no processo de conciliação extrajudicial das demandas de consumo.
Outra proposição feita consiste na adesão ao Consumidor.gov, disponível para empresas e consumidores para resolução de conflitos na área consumerista.
Teresina
Piauí
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI
Procon-PI
Águas de Teresina
Audiência pública discute problema de abastecimento de água em Esperantina
O evento, que contou com participação popular, reuniu autoridades, representantes da AGESPISA, lideranças comunitárias e moradores no plenário da Casa Legislativa.Sesapi receberá mais de dez mil oxímetros da Receita Federal nesta sexta
A cerimônia de entrega acontecerá às 8h30, no auditório da Delegacia da Receita Federal,Governo do Piauí autoriza 30 servidores a participarem de Missão Educacional em Singap
Os servidores da Secretaria de Estado da Educação do Piauí ficarão afastados de suas atividades sem prejuízo da remuneração do seu cargo efetivo, da função comissionada ou do cargo em comissão.MP investiga ex-prefeito de Lagoa do Piauí por contrato sem licitação de R$ 78 mil
A promotora de justiça Rita de Cássia de Carvalho Rocha Gomes de Souza assinou a portaria, publicada no Diário Oficial do MPPI.Educação de Esperantina realiza formação do PPAIC com foco na aprendizagem
A medida visa reduzir os impactos da estiagem na produção agrícola e no abastecimento de água no interior do estado.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir