MPF cobra providências de Professor Ribinha sobre transporte escolar
O Ministério Público Federal expediu recomendação ao prefeito de Campo Maior para impedir a travessia de alunos em boias do Rio Longá nos períodos de cheias.
O Ministério Público Federal expediu recomendação ao prefeito de Campo Maior, professor Ribinha. A orientação é para que o gestor altere a rota de transporte escolar a fim de que seja disponibilizado ônibus para o atendimento das crianças que moram na localidade “Passagem da Negra”. O objetivo é impedir a travessia de alunos em boias do Rio Longá nos períodos de cheias.
- Foto: ReproduçãoPrefeito Professor Ribinha.
A Recomendação nº 1, de 10 de maio de 2018, foi realizada pelo procurador da República Antônio Cavalcante de Oliveira Júnior. O representante do MPF considerou informações divulgadas pelo “Fantástico” no dia 11 de maio deste ano, e pela “Folha de São Paulo” no dia 02 de março.
De acordo com a reportagem da Globo, 30 famílias da zona rural de Campo Maior tiveram suas casas alagadas, de forma que as crianças, em grave risco de vida, precisam atravessar o rio em boias para chegar à escola. Os populares entrevistados informaram que, todos os anos, no período de cheia do Rio Longá, o acesso do transporte escolar fica prejudicado.
Os dados pela prefeitura da cidade confirmam que a cheia do rio ocorre por um ou dois meses durante o ano, quando da ocorrência das grandes chuvas na região.
O procurador da República considerou que “a situação retratada nas reportagens não representa “fato isolado”, em especial quando se observa a notícia de que as cheias do Rio Longá duram entre 30 (trinta) e 60 (sessenta) dias por ano e que todos os anos as crianças precisam se utilizar destas boias para atravessar o rio e chegar à escola”.
Antônio Cavalcante quer receber informações e documentos que comprovem o acolhimento integral da recomendação. Ele não descarta a possibilidade de realizar futuras recomendações ou outras iniciativas, inclusive de tomar medidas judiciais.
Outro lado
O Viagoratentou falar com o prefeito de Campo Maior na manhã deste sábado (12), mas ele não atendeu as nossas ligações. Estamos disponíveis para esclarecimentos.
Metrô de Teresina terá funcionamento suspenso nos dias 23 e 24 de janeiro
De acordo com a Companhia Ferroviária do Piauí, os serviços da VLT ficarão suspensos nos dias 23 e 24/01, com previsão de retorno das atividades na próxima segunda-feira (27).Silvio Mendes sanciona lei que proíbe uso de celulares nas escolas de Teresina
A legislação é de autoria dos vereadores Dudu Borges (PT) e Capitão Roberval Queiroz (PRD) e foi publicada no Diário Oficial do Município.Bárbara Soares é homenageada com Medalha do Mérito Renascença em Piracuruca
A medalha reconhece personalidades e instituições que contribuem para o desenvolvimento do estado do PiauíMuseu do Piauí receberá curso de capacitação da Secult na sexta
A capacitação busca preparar servidores das casas de cultura para garantir acessibilidade e inclusão.Bombeiros Militares realizam resgates de animais silvestres em Picos
De acordo com o Governo do Piauí, o relatório do 4º GBM de Picos, mostra que entre 1º e 21 de janeiro deste ano
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir