MPF cobra providências de Professor Ribinha sobre transporte escolar
O Ministério Público Federal expediu recomendação ao prefeito de Campo Maior para impedir a travessia de alunos em boias do Rio Longá nos períodos de cheias.
O Ministério Público Federal expediu recomendação ao prefeito de Campo Maior, professor Ribinha. A orientação é para que o gestor altere a rota de transporte escolar a fim de que seja disponibilizado ônibus para o atendimento das crianças que moram na localidade “Passagem da Negra”. O objetivo é impedir a travessia de alunos em boias do Rio Longá nos períodos de cheias.
- Foto: ReproduçãoPrefeito Professor Ribinha.
A Recomendação nº 1, de 10 de maio de 2018, foi realizada pelo procurador da República Antônio Cavalcante de Oliveira Júnior. O representante do MPF considerou informações divulgadas pelo “Fantástico” no dia 11 de maio deste ano, e pela “Folha de São Paulo” no dia 02 de março.
De acordo com a reportagem da Globo, 30 famílias da zona rural de Campo Maior tiveram suas casas alagadas, de forma que as crianças, em grave risco de vida, precisam atravessar o rio em boias para chegar à escola. Os populares entrevistados informaram que, todos os anos, no período de cheia do Rio Longá, o acesso do transporte escolar fica prejudicado.
Os dados pela prefeitura da cidade confirmam que a cheia do rio ocorre por um ou dois meses durante o ano, quando da ocorrência das grandes chuvas na região.
O procurador da República considerou que “a situação retratada nas reportagens não representa “fato isolado”, em especial quando se observa a notícia de que as cheias do Rio Longá duram entre 30 (trinta) e 60 (sessenta) dias por ano e que todos os anos as crianças precisam se utilizar destas boias para atravessar o rio e chegar à escola”.
Antônio Cavalcante quer receber informações e documentos que comprovem o acolhimento integral da recomendação. Ele não descarta a possibilidade de realizar futuras recomendações ou outras iniciativas, inclusive de tomar medidas judiciais.
Outro lado
O Viagora tentou falar com o prefeito de Campo Maior na manhã deste sábado (12), mas ele não atendeu as nossas ligações. Estamos disponíveis para esclarecimentos.
-
Comissão do TJ-PI homologa 1º acordo pré-processual fundiário em União
O impasse resolvido tem origem na cidade de União e simboliza um avanço significativo do judiciário na resolução de questões fundiárias. -
Governo do Piauí realizará entrega de obras a região Sul do estado
As entregas serão realizadas nesta segunda-feira (23) pelo governador Rafael Fonteles e secretários -
Governo do Piauí prorroga decreto de emergência devido à seca em 82 municípios
A Operação Carro-Pipa é coordenada pela Secretaria da Defesa Civil e foi iniciada a partir da publicação do edital de credenciamento. -
Seduc-PI realiza investimento de R$ 1,5 bilhão em infraestrutura das escolas
Até o momento, mais de 300 mil estudantes já foram beneficiados diretamente e os números continuarão crescendo com as entregas previstas. -
Prazo para recadastramento do rebanho termina dia 31 de dezembro no Piauí
A declaração de Atualização Cadastral de rebanhos no estado é obrigatória para todas as espécies de interesse da Defesa Sanitária Animal.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir