MP-PI fiscaliza atos do prefeito Fogoió após decreto de emergência
A Promotoria de Justiça da cidade instaurou procedimento preparatório para acompanhar os procedimentos que serão realizados com dispensa de licitação.
O Ministério Público do Piauí está fiscalizando todos os atos do prefeito de Matias Olímpio, Edísio Alves Maia, mais conhecido como Fogoió, após publicação de decreto de emergência. A Promotoria de Justiça da cidade instaurou procedimento preparatório para acompanhar os procedimentos realizados com dispensa de licitação.
- Foto: DivulgaçãoPrefeito Fogoió
A fiscalização é em decorrência do Decreto n° 012/2018 emitido pelo prefeito no último dia 11 de abril. O chefe do executivo municipal decretou estado de emergência por conta das fortes chuvas.
Como consequência do decreto, a gestão municipal não tem a obrigação de realizar procedimento licitatório, com base na Lei de Licitações, para os contratos de bens necessários às atividades de resposta ao desastre, da prestação de serviço e de obras relacionadas à reabilitação dos locais que sofrerem algum tipo de dano. O decreto possui vigência de 90 dias.
Outra medida determinada pela prefeitura foi a suspensão das aulas da rede pública de ensino, que deverão ser repostas conforme calendário estabelecido pela Secretaria de Educação de Matias Olímpio.
Nepotismo e compra de votos
Em novembro do ano passado, o Viagora relatou a acusação de nepotismo que estaria sendo praticado pelo prefeito Fogoió. Várias portarias assinadas pelo gestor mostravam nomeações de filho, esposa, dois sobrinhos, além da esposa do vice-prefeito Geno. Em dezembro de 2017, Fogoió publicou dois decretos exonerando todos os cargos de confiança e/ou comissionados da cidade.
Também no ano passado, o prefeito de Matias Olímpio foi acusado de compra de votos. Em áudios enviado ao Viagora, Sabino, irmão de Geno, cobra a Fogoió o pagamento de R$ 300 reais que não teria sido pago no mês. Na gravação também é relatado a tentativa de beneficiar a esposa de Sabino com um cargo na Secretaria de Saúde.
-
Badespi libera mais de R$ 326 mil em investimentos para empreendedores de União
Segundo o Governo do Piauí, no setor comercial, os recursos beneficiaram empreendedores de áreas como varejo de carnes, bares, cosméticos, vestuário e produtos alimentícios -
Desembargador Téssio da Silva Tôrres é eleito presidente do TRT Piauí
Os nomes dos novos dirigentes do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região foram divulgados na última terça-feira (19). -
Semec abre nova fase de renovação das matrículas para 2025 na segunda
O Secretário Municipal de Educação, professor Reinaldo Ximenes informou que nesta segunda etapa o período de matrículas é de 25 a 29 de novembro. -
Bairro Angelim é o mais populoso de Teresina com 43 mil habitantes, diz IBGE
Segundo informações do IBGE, o bairro concentra 5% do total da população de Teresina. -
Rafael Fonteles reúne mais de 200 prefeitos e discute sobre parcerias
O encontro teve como objetivo fortalecer a colaboração entre o governo estadual e as administrações municipais, com foco na implementação de políticas públicas eficientes para o estado.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir