SDU fiscaliza obstruções de calçadas na zona Sul de Teresina
A fiscalização da obstrução de passeios públicos está sendo intensificada pela gerência.
A Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) da zona sul de Teresina vem encontrando diversas obstruções das calçadas do bairros da área. Nas últimas fiscalizações realizadas, foram observadas construções não autorizadas e publicidade em pontos proibidos. A fiscalização da obstrução de passeios públicos está sendo intensificada pela gerência.
- Foto: Divulgação/Prefeitura de Teresina
A SDU Sul já encontrou diversas irregularidades durante as fiscalizações.
“O objetivo é permitir que as pessoas circulem pelas calçadas e passeios com tranquilidade, sem precisar ter que desviar e até mesmo se arriscar tendo que andar pelas vias junto com os veículos”, lembrou o gerente de Fiscalização da SDU Sul, Rogério Rodrigues.
Os casos mais comuns encontrados pelos fiscais estão oficinas, metalúrgicas, restaurantes, bares e no comércio ambulante. “Muitas vezes a atividade acaba provocando o uso de um espaço que vai além da propriedade do dono. São mesas e cadeiras colocadas no meio da rua ou até em praças, são peças que não cabem no espaço da oficina e assim por diante. Mas essas pessoas precisam se adequar ao que foi regulamentado. Ninguém pode impedir outras pessoas de transitarem com segurança por conta disso”, ressalta Rogério.
O gerente lembra, ainda, que algumas vezes a apreensão do material é necessária, mas nunca acontece na primeira abordagem. “Os fiscais sempre orientam como deve ser feito. Muitas vezes até indicamos quais as melhores alternativas. Nosso objetivo não é prejudicar ninguém. Mas entendemos também que o Código de Postura do Município deve ser cumprido e que o que se está buscando é o melhor para todos”, disse.
Um dos casos que mais tem mais chamado a atenção é o comércio de produtos e alimentos na área do Hospital de Urgência de Teresina (HUT). “Esse é um local que estamos atentos diariamente. Não só pelo problema de obstrução das calçadas, mas principalmente por ser uma solicitação da direção do hospital”, conta.
Através de uma Comissão de Controle e Infecção Hospitalar, a direção do HUT solicitou da fiscalização a proibição do comércio de qualquer produto na área hospitalar, principalmente de alimentos, justamente pelo risco de contaminação de pacientes. “Esse assunto é, inclusive, tema de audiência no Ministério Público, que também vem acompanhando esse controle”, afirmou.
-
SAF faz orientações sobre o Garantia-Safra a municípios atingidos pela seca no Piauí
Objetivo é garantir que agricultores familiares tenham acesso ao beneficio em casos de perda de produção -
Saiba como adquirir muda no Viveiro na Zona Norte de Teresina
De acordo com a prefeitura, o local atrai a atenção das famílias, das escolas e da comunidade. -
2ª Vara da Infância e Juventude de Teresina zera processos paralisados
O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) destacou que está trabalhando para ter um controle mais rigoroso e produtivo desses processos. -
Setor do turismo no Piauí cresce 4,3% em 2024, aponta Fecomércio-SP
De acordo com a pesquisa, em 2023, o faturamento do turismo piauiense foi de R$ 207 bilhões, já no passado aumentou para R$ 561 milhões. -
Interpi trabalha na regularização fundiária de comunidades quilombolas em Gilbués
De acordo com o instituto, os técnicos irão realizar o georreferenciamento da região, processo em que é definida a área ocupada por cada território conforme os marcos legais.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir