Defensoria Pública do Piauí dá início a serviço itinerante
A Defensoria Itinerante começou nesta segunda-feira (16). O projeto integra a Jornada da Justiça Itinerante, desenvolvida pelo TJ-PI.
A Defensoria Itinerante da Defensoria Pública do Piauí começou nesta segunda-feira (16). O projeto integra a Jornada da Justiça Itinerante, desenvolvida pelo Tribunal de Justiça do Piauí e acontece na sede do TJ-PI, na Praça Desembargador Edgar Nogueira, S/N, Centro Cívico de Teresina, até a sexta-feira, dia 20.
- Foto: Divulgação/ Defensoria Pública do PiauíDefensoria Itinerante acontece até o dia 20 de julho.
De segunda a sexta-feira, serão realizados atendimentos e orientações sobre reconhecimento de paternidade, serviços de retificação de registro civil de nascimento, suprimento de óbito, divórcio consensual, homologação de acordo de pensão alimentícia, restauração de assento de nascimento, reconhecimento e dissolução de união estável, entre outros considerados ações de natureza consensual.
Segundo o defensor público Dr. Arilson Pereira Malaquias, faz uma análise dos serviços ofertados. “Nós temos tido uma média de 400 atendimentos. Destes 400 atendimentos, resultam de uma solução das demandas que nos são apresentadas. Lembrando que na Jornada Itinerante atendemos o que a gente chama de situação de consenso ou jurisdição voluntária. Basicamente as ações de alimentos, onde há acordos com as partes para a fixação, conhecimento de paternidade, separação, divórcio, dissolução e reconhecimento de união estável e, ainda, as retificações de registros civil, notadamente, registro e nascimento e de suprimento de óbito”, afirma.
Essa integração, resulta em soluções rápidas para as demandas apresentadas. “Nesse curto período, a gente faz o atendimento das pessoas, o peticionamento. O Ministério Público emite o parecer e o Judiciário julga, sendo que, ao final da Itinerante as pessoas recebem as sentenças e os mandatos de averbações”, finaliza o defensor público.
Teresina
Piauí
Defensoria Pública do Piauí
Tribunal de Justiça do Piauí - TJ-PI
-
Hospital de Bom Jesus registra mais de 600 cirurgias ortopédicas em 2024
Segundo a Sesapi, foram realizadas 615 cirurgias ortopédicas e 1.936 consultas e avaliações médicas desde a implantação do serviço. -
Ministério Público discute ações emergenciais para vítimas das enchentes em Picos
A audiência pública sobre o assunto aconteceu nessa sexta-feira (17). -
Prefeitura de Teresina realiza mutirão de limpeza na Praça da Bandeira
A ação pública ocorrerá neste sábado e domingo (18 e 19/01), sob responsabilidade da ETURB. -
Uespi irá ofertar mais de 3.900 vagas pelo Sisu 2025
Conforme a Pró-Reitoria, os candidatos interessados em concorrer às vagas devem ter realizado o Enem 2024, para realizar a inscrição no Sisu 2025, que ocorrerão entre os dias 17 e 21 de janeiro. -
Presidente do TJ Aderson Nogueira fará abertura do ano judiciário na segunda no Piauí
A solenidade ocorrerá na próxima segunda-feira (20) no novo Auditório Multiuso do Complexo Judiciário.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir