TCE julga procedente denúncia contra ex-prefeito Florentino Neto
O atual secretário de Saúde do Piauí foi denunciado por atos praticados na condição de prefeito de Parnaíba. A sessão de julgamento do caso aconteceu no dia 18 de julho de 2018.
A Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Piauí julgou procedente denúncia contra o ex-prefeito de Parnaíba, Florentino Neto. Ele teria feito contratações em períodos proibidos e realizado as publicações sobre as mesmas com atraso. A sessão de julgamento aconteceu no dia 18 de julho de 2018 e teve como relatora do caso a conselheira Lilian Martins.
- Foto: Divulgação/ CCOMFlorentino Neto
A conselheira citou o artigo 28 da Constituição Federal que determina que os municípios publicarão, em seu órgão de imprensa, dentro de dez dias, a partir da conclusão do ato respectivo, os extratos dos atos de nomeação, admissão, contratação, promoção, exoneração, demissão e aposentadoria de seu pessoal, sob pena de nulidade absoluta.
Lilian Martins concluiu que houve desrespeito à regra “tendo em vista que o ato de publicação dos extratos de todos os contratos, somente ocorreu no mês de outubro, entre os dias 07 e 21, ou seja, com um prazo bem superior a dez dias”.
No que se refere à contratação temporária em período eleitoral, ela ressaltou que nem todos os cargos temporários providos, ao menos em tese, correspondem a atribuições ou a atividades essenciais e inadiáveis ao atendimento do interesse público (como no caso de artesão e telefonista).
Lilian também diz que não foram apresentados documentos e/ou laudos da Secretaria Municipal de Saúde demonstrando o excepcional interesse público no provimento dos cargos mediante contratação por tempo determinado nos quantitativos efetivados.
O TCE-PI considerou, ainda, que a estipulação do prazo de um ano para a vigência de todos os contratos analisados, por si só, contraria o atendimento de uma situação excepcional e circunstancial.
O Tribunal de Contas o Piauí seguiu o voto da relatora pela procedência da denúncia e pelo seu apensamento à prestação de contas da Prefeitura de Paranaíba, exercício financeiro de 2016. Em relação à multa, somente haverá manifestação quando do julgamento da prestação de contas.
-
Coletivo piauiense Kaylla Martins lança clipe em homenagem aos povos originários
A produção foi realizada com recursos da Lei Paulo Gustavo e busca trazer uma reflexão sobre a história e a ancestralidade do Brasil. -
Juiz manda Agespisa pagar indenização de R$ 100 mil e regularizar abastecimento em Uru
Conforme a decisão judicial, a determinação foi resultado de pedido acatado pelo juiz após ação civil instaurada pelo promotor Edgar Bandeira, através da 2ª PJ de Uruçuí. -
Justiça Itinerante oferece serviços gratuitos no 2º Mutirão PopRuaJud em Parnaíba
ara a analista judicial e membro da Justiça Itinerante, Robertha Sampaio, o mutirão permite que pessoas em situação de rua possam efetivar seus direitos, como o acesso à regularização cível -
Bombeiros do Piauí finalizam capacitação de salvamento em altura em Goiás
Segundo a CBMEPI, o curso teve a duração de 45 dias, visando especializar oficiais e praças para o planejamento, coordenação e execução de operações de salvamento em altura. -
Inmet emite alertas de chuvas intensas para mais de 170 municípios do Piauí
Os alertas amarelo e laranja seguem até às 10h desta terça-feira (26), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir