Viagora

Ministério Público apresenta o projeto "Corta-fogo" em União

O MP-PI promoveu reunião com autoridades e comunidade do município para traça estratégias de prevenção a queimadas.

O Ministério Público do Piauí se reuniu nesta sexta-feira (27) com autoridades e comunidade do município de Uniãopara traçar estratégias de prevenção e combate a incêndios. A reunião foi solicitada pela 2ª Promotoria de Justiça de União.

  • Foto: Divulgação/ MP-PIRepresentantes do Ministério Público Estadual e a comunidade unionense durante reunião.Representantes do Ministério Público Estadual e a comunidade unionense durante reunião.

Estavam presentes as promotoras de Justiça Denise Aguiar, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA), e Janaína Aguiar, titular da 2ª Promotoria de Justiça de União e os representantes dos produtores de cana-de-açucar, trabalhadores rurais do grupo olho D’água, Usina Comvap e de órgãos de proteção ao meio ambiente, como o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (IBAMA), Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMAR) e Corpo de Bombeiros,

A coordenadora do CAOMA apresentou aos presentes o projeto Corta-Fogo lançado neste mês de julho pelo Ministério Público Estadual. A iniciativa inclui a formação de comissões interdisciplinares para a conscientizarão os proprietários de imóveis sobre a proibição de uso do fogo para fins de "limpeza". Na zona rural, o foco é a capacitação de agricultores para a realização da queima controlada, método permitido por lei, mas que depende da obtenção das licenças ambientais cabíveis.

A promotora de Justiça, Denise Aguiar, disse que o projeto vai começar no minucípio de União, porque a região é complexa. “Existem aqui muitos produtores de cana-de-açúcar e que fazem uso do método da queima controlada e existir na cidade um acentuado índice de focos de calor”, disse 

No fim da reunião, ficou decidido que serão realizadas duas capacitações. A primeira para os produtores de cana-de-açúcar da região, especificamente voltada para os funcionários que atuam na brigada de incêndio mantida pelos fornecedores da Usina Comvap. A segunda consistirá em orientações técnicas para lideranças comunitárias, profissionais de saúde e educação de União sobre queima controlada e combate a incêndios florestais, com o propósito de que estes sejam multiplicadores das informações relacionadas à importância da prevenção às queimadas, junto aos cidadãos unionenses. Os dois momentos deverão ocorrer nos dias, 14, 15 e 16 de agosto.

Facebook
Veja também