Viagora

No Piauí, ministro do TCU critica descontrole de gastos

O ministro-substituto do Tribunal de Contas da União, Weder de Oliveira, também defendeu mais fiscalização da sociedade nos serviços do poder público.

O ministro-substituto do Tribunal de Contas da União (TCU), Weder de Oliveira, disse nesta sexta-feira (24), durante o I Seminário de Gestão Institucional do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) em Parnaíba, que o Brasil precisa melhorar os processos e a cultura de gestão para avançar nos índices econômicos e sociais. Defendeu também mais fiscalização e cobrança da sociedade sobre os serviços do poder público.

Segundo ele, o controle externo e os mecanismos de fiscalização estão sendo aperfeiçoados. “O país melhorou muito em relação há 20 anos”, observou. Porém, para o país avançar mais, disse, o brasileiro precisa mudar os “modelos mentais” e deixar de ver o serviço público ruim como algo normal e aceitável. “Nós não podemos nos acostumar com o transporte ruim, com a sala de aula quebrada e sem carteiras, com a falta de medicamentos nos hospitais públicos”, citou. “Precisamos mudar esses modelos mentais e reagir. Só assim, o país vai avançar mais”, afirmou.

  • Foto: Divulgação/TCUO ministro participou de um seminário em ParnaíbaO ministro participou de um seminário em Parnaíba

 “O país não pode se dar ao luxo de gastar recursos com obras desnecessárias, que iniciam sem saber como serão concluídas. O resultado são obras paralisadas e desperdício do dinheiro público”, condenou. O I Seminário de Gestão Institucional foi realizado pelo TCE-PI, por meio da Escola de Gestão e Controle Cons. Alcides Nunes (EGC), com a finalidade de qualificar gestores e conscientizar agentes públicos e cidadãos para o controle social e a importância da gestão eficiente.

Mais conteúdo sobre:

Parnaíba

Piauí

Facebook
Veja também