Advogado cobra atendimento no juizado de Redenção do Gurguéia
O advogado Marcos Rocha de Amorim Filho, da cidade de Redenção do Gurguéia afirma que desde quando aconteceu a agregação da comarca nenhum juiz ou promotor esteve no PAA da cidade.
Em 2016, a agregação de comarcas começou a acontecer no Piauí, quando os desembargadores do Tribunal de Justiça aprovaram o projeto que reduziu de 95 para 59 o número de comarcas no estado. Com a decisão, os acervos e servidores de várias comarcas foram remanejados para uma nova sede, sendo que o critério principal utilizado para as transferências foi o número de processos atendidos pelas circunscrições.
O advogado Marcos Rocha de Amorim Filho, morador da cidade de Redenção do Gurguéia, que teve a sua comarca agregada a da cidade de Bom Jesus, denunciou ao Viagora que desde quando aconteceu a agregação, nenhum juiz ou promotor esteve no Posto Avançado de Atendimento da Justiça de Redenção do Gurgueia para realizar audiências.
Segundo o denunciante, mesmo com a agregação o juiz teria que ir à cidade realizar as audiências, conforme o Art. 3° do provimento conjunto de 18 de agosto de 2016.
- Foto: Diário do Tribunal de JustiçaDecreto de agregação das Comarcas feito pelo TJ-PI
“ O tribunal de Justiça fez uma proposta para o CNJ e foi votado e aprovado pelo conselho para agregar as comarcas que não atingiram a meta de no mínimo 800 processos por ano e de fato foi aprovado essa agregação, a nossa de Redenção foi agregada a comarca de Bom Jesus. Só que com essa portaria conjunta do Tribunal ela reza que apesar da comarca ser agregada o juiz teria que vir a cidade realizar audiências. No caso o juiz de Bom Jesus teria de vir a Redenção do Gurguéia. Mas desde 2016 após a agregação que não vem juiz, nem promotor e nem delegado a Redenção. Não vem, juiz, promotor, delegado, nada”, disse Marcos Rocha.
O advogado disse ainda que oficializou a Corregedoria para que o provimento seja cumprido. "Eu acionei a corregedoria do tribunal de Justiça do Piauí para que faça a valer a portaria conjunta, ou seja que o juiz venha fazer as audiências aqui na cidade. Por exemplo tem uma audiência em Bom Jesus, aí eu advogado vou andar 100 km para outra cidade, a parte tem que ir também e levar suas testemunhas aumentando assim os gastos aumenta, o risco. E na verdade a corregedoria ainda não deu a sentença final desse processo que dei entrada. E eu tive informações que o juiz tem que vir tem que cumprir, o provimento".
O advogado ressalta que muitas vezes chega a comarca da cidade de Bom Jesus e as audiências sequer são realizadas. “Estamos indo para o terceiro ano sem ver um juiz e um promotor. Aqui é uma cidade pobre e que a não realização das audiências aqui em Redenção faz com que as partes tenham que arcar com despesas de transportes, alimentação suas e das testemunhas as quais são suportadas por essas partes, muitas vezes paupérrimas”.
- Foto: Stret ViewFórum de Bom Jesus
Marcos Rocha afirma que a situação precisa ser solucionada. “Ou alteram-se a portaria que determina a vinda do juiz ou ele tem a obrigação legal de vir à PAA (Posto Avançado de Atendimento)”.
Agregações
Durante a primeira fase do cronograma de agregações, de agosto de 2016 a março de 2017, a Ceas realizou a transferência de acervo de 19 comarcas agregadas a suas comarcas agregadoras: de Monte Alegre a Gilbués; de Redenção do Gurguéia a Bom Jesus; Ipiranga do Piauí a Inhuma; de Bocaina a Picos; de Marcolândia a Simões; de Francisco Santos a Picos; de Socorro do Piauí e Conceição do Canindé para Simplício Mendes; de Nazaré do Piauí a Floriano; de Isaías Coelho a Itainópolis; de São Félix do Piauí a Barro Duro; de Jerumenha a Guadalupe; Elizeu Martins a Manoel Emídio; de Nossa Senhora dos Remédios a Porto; de Parnaguá e Cristalândia a Corrente; de Anísio de Abreu a Caracol; de Curimatá a Avelino Lopes; e de Santa Filomena a Gilbués.
Outro lado
O Viagora procurou a Corregedoria do Tribunal de Justiça para falar sobre o assunto, mas até o fechamento da matéria não obtivemos resposta.
Governo do Piauí reforça ações emergenciais para minimizar impactos das chuvas
Municípios como Picos, Parnaíba e Santa Cruz dos Milagres estão entre os mais afetados, com famílias desabrigadasInstituto de Meteorologia emite alerta de chuvas intensas no Piauí
De acordo com os especialistas, as chuvas na região de Picos, os volumes de moderados a fracos, favorecendo as ações de recuperação e reconstrução programadas para o município.Promotor recomenda nova eleição para presidência da Câmara de João Costa
De acordo com o Ministério Público, a nova eleição é necessária porque o atual presidente da Casa já foi reconduzido ao cargo por duas vezes.Artesãos do Poty Velho relatam queda nas vendas durante o período chuvoso
De acordo com artesãos do local, no período que compreende de janeiro a março, as vendas registram baixa e a matéria-prima fica escassa.Governo lança programa de desligamento voluntário para servidores da Agespisa
O período para adesão do programa, teve início nessa quinta-feira (16) e seguirá até 28 de fevereiro deste ano.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir