Patrícia Leal é denunciada por atrasar contas de energia e água
A prefeita de Altos foi denunciada pela Câmara Municipal da cidade ao Tribunal de Contas do Estado pelo atraso no imóvel onde funciona o Centro de Ensino Infantil Municipal (CEIM) Pinóquio.
A prefeita do município de Altos, Patrícia Leal, foi denunciada ao Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) pela Câmara Municipal. A gestora é acusada de atrasar contas de energia e água do imóvel onde funciona o Centro de Ensino Infantil Municipal (CEIM) Pinóquio.
A denúncia foi apresentada pela Câmara de Altos, através do presidente da Casa, Maxwell Pires Ferreira, após o Ministério Público registrar notícia de fato e solicitar providências sobre o caso. A proprietária do imóvel, Maria de Fátima Silva Leão, acusa a prefeita de atraso injustificado dos aluguéis.
- Foto: Divulgação/AscomPrefeita Patricia Leal
De acordo com a denúncia, Maria de Fátima procurou o MP-PI para pedir providências com relação aos atrasos. A proprietária teria firmado um contrato de locação do imóvel com a Prefeitura de Altos, com tempo de vigência de 1º de fevereiro a 31 de dezembro de 2018.
O contrato de locação teria sido estabelecido em regime de dispensa de licitação. A denúncia ainda relata que a proprietária procurou a Secretaria Municipal de Educação para tratar sobre os atrasos, no entanto, apenas foi informada que foram protocoladas as solicitações dos pagamentos junto a Prefeitura Municipal.
MP-PI
O caso foi analisado pelo promotor de Justiça Paulo Rubens Parente Rebouças que considerou dois aspectos da denúncia. O primeiro se trata dos valores devidos à denunciante em razão dos atrasos. Neste ponto, não pode a Promotoria de Justiça adotar providências por estar, em tese, promovendo cobrança, sendo o interesse meramente particular da denunciante, não havendo interesse público que legitime a ação ministerial.
O segundo aspecto considerado trata da questão relativa à prestação de serviços educacionais pelo município de Altos, que estaria sob risco em razão de possível corte de água. Neste ponto, o promotor entendeu que não há dúvida que a eventual suspensão do fornecimento de água irá comprometer o funcionamento da unidade escolar, sobretudo por lidar com público infantil. Neste caso, há interesse do Ministério Público do Piauí na demanda.
Diante da denúncia apresentada, o promotor Paulo Rubens determinou que fosse registrado o presente expediente como notícia de fato e, antes de deliberar para deflagração de procedimento preparatório, determinou que fosse expedido ofício para o município de Altos, para a Secretaria Municipal de Educação e para a direção da unidade escolar CEIM Pinóquio, para solicitar os devidos esclarecimentos sobre os fatos apresentados.
O órgão ministerial também expediu ofício à Câmara Municipal de Altos, ao Tribunal de Contas e à administração do município para que adotem as providências que entenderem pertinentes.
TCE-PI
Sobre a denúncia, a Câmara Municipal entendeu que, ante a importância social dos serviços oferecidos no prédio locado, a eminente possibilidade do corte do fornecimento de água e energia do imóvel, podendo vir a afetar as atividades escolares realizadas no imóvel, e ainda o fato da locatária ser idosa e contar com o aluguel deste prédio para sua subsistência, e encaminhou o requerimento ao TCE-PI, para que sejam tomadas as devidas providências.
Outro lado
O Viagora procurou a prefeita Patrícia Leal para falar sobre o assunto, mas até o fechamento da matéria a gestora não foi localizada.
Altos
Piauí
Tribunal de Contas do Estado do Piauí - TCE-PI
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI
Patrícia Leal
Mutirão emite RG digital para servidores da 2ª Vara Cível de Parnaíba
A emissão dos documentos ocorreu nos dias 11 e 14 de novembro no prédio do fórum Salmon Lustosa.Themístocles Filho busca parcerias com Cônsul principal do Japão em Belém
Os representantes se reuniram nessa quinta-feira (21) e discutiram temas como educação, energias renováveis, agronegócio e intercâmbio cultural.Badespi libera mais de R$ 326 mil em investimentos para empreendedores de União
Segundo o Governo do Piauí, no setor comercial, os recursos beneficiaram empreendedores de áreas como varejo de carnes, bares, cosméticos, vestuário e produtos alimentíciosDesembargador Téssio da Silva Tôrres é eleito presidente do TRT Piauí
Os nomes dos novos dirigentes do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região foram divulgados na última terça-feira (19).Semec abre nova fase de renovação das matrículas para 2025 na segunda
O Secretário Municipal de Educação, professor Reinaldo Ximenes informou que nesta segunda etapa o período de matrículas é de 25 a 29 de novembro.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir