TCE-PI julga procedente denúncia contra prefeito Aldemar Neto
O Tribunal de Contas julgou procedente a denúncia contra o prefeito Aldemar Neto, acusado de nepotismo e contratação de empresas sem licitação.
A Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) julgou procedente a denúncia contra o prefeito da cidade de Cajazeiras do Piauí, Aldemar da Silva Carmo Neto, acusado de nepotismo e contratação de empresas sem licitação. O julgamento do processo ocorreu nessa quarta-feira (10).
O gestor foi denunciado ao TCE pelo vice-prefeito do município, Carlos Alberto Silvestre de Sousa, com a denúncia tendo sido protocolada no dia 12 de setembro de 2018 e o relator indicado para o processo sendo o conselheiro Joaquim Kennedy Nogueira Barros.
- Foto: Facebook/Aldemar Neto
Aldemar Neto (PT), prefeito de Cajazeiras do Piauí.
O Ministério Público de Contas do Estado do Piauí (MPC-PI) já havia emitido parecer favorável pela procedência da denúncia, onde o órgão ministerial relata que o prefeito descumpriu a norma cogente no ordenamento jurídico ao nomear a própria irmã, Sara Araújo Carmo, para a função em comissão de Procuradora do Município desde o início da sua gestão, no ano de 2013.
O MPC ainda pontuou que Aldemar Neto teria contratado, sem licitação, as clínicas “Materno Infantil de Oeiras” e “Cássio Murilo Ferreira Carmo” que pertencem, respectivamente, ao senhor Francisco de Canindé Ferreira Júnior e ao senhor Cássio Murilo Ferreira Carmo, ambos também irmãos do prefeito municipal de Cajazeiras.
Segundo o parecer ministerial, todo gestor público tem o dever de demonstrar na licitação que promoveu a maior competitividade possível, sendo intensificada a lisura e probidade nesses casos envolvendo parentes e pessoas com ligação íntima com membros do ente que promove o certame.
A Corte do Tribunal de Contas acatou o parecer ministerial em sessão da Segunda Câmara e decidiu pela procedência da denúncia com aplicação de multa ao gestor e apensamento à prestação de contas do município referente ao exercício financeiro de 2018.
Outro lado
O Viagora procurou o gestor para falar sobre o assunto, mas, até o fechamento da matéria, ele não foi localizado.
Teresina
Piauí
Tribunal de Contas do Estado do Piauí - TCE-PI
Ministério Público de Contas do Piauí - MPC-PI
SAF faz orientações sobre o Garantia-Safra a municípios atingidos pela seca no Piauí
Objetivo é garantir que agricultores familiares tenham acesso ao beneficio em casos de perda de produçãoSaiba como adquirir muda no Viveiro na Zona Norte de Teresina
De acordo com a prefeitura, o local atrai a atenção das famílias, das escolas e da comunidade.2ª Vara da Infância e Juventude de Teresina zera processos paralisados
O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) destacou que está trabalhando para ter um controle mais rigoroso e produtivo desses processos.Setor do turismo no Piauí cresce 4,3% em 2024, aponta Fecomércio-SP
De acordo com a pesquisa, em 2023, o faturamento do turismo piauiense foi de R$ 207 bilhões, já no passado aumentou para R$ 561 milhões.Interpi trabalha na regularização fundiária de comunidades quilombolas em Gilbués
De acordo com o instituto, os técnicos irão realizar o georreferenciamento da região, processo em que é definida a área ocupada por cada território conforme os marcos legais.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir