MP investiga Carmelita Castro por contratação sem licitação
A prefeita de São Raimundo Nonato teria contratado serviços de assessoria/consultoria administrativa, contábil e jurídica sem a devida realização de licitação ou processo de inexigibilidade.
O Ministério Público do Piauí instaurou o Inquérito Civil a fim de apurar supostos atos de improbidade administrativa praticados pela prefeita de São Raimundo Nonato, Carmelita Castro. Ela teria contratado serviços de assessoria/consultoria administrativa, contábil e jurídica sem a devida realização de licitação ou processo de inexigibilidade. A Portaria nº 09/2019 foi assinada no dia 27 de março pela promotora de Justiça Gabriela Almeida de Santana.
- Foto: Facebook/Carmelita CastroCarmelita Castro é alvo de inquérito civil do Ministério Público.
Para tomar a medida, a representante do MP-PI considerou o art. 2º da Lei das Licitações. O dispositivo prevê que "as obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações, concessões, permissões e locações da Administração Pública, quando contratadas com terceiros, serão necessariamente precedidas de licitação, ressalvadas as hipóteses previstas nesta Lei".
Segundo ela, a atividade de assessoria e consultoria jurídica e contábil é um serviço que deve ser licitado, não se enquadrando nas hipóteses de dispensa, tampouco inexigibilidade de licitação.
A promotora de Justiça também baseou-se em entendimento do Tribunal de Contas da União (TCU). A Súmula nº 264/2011 diz que "a inexigibilidade de licitação para a contratação de serviços técnicos com pessoas físicas ou jurídicas de notória especialização somente é cabível quando se tratar de serviço de natureza singular, capaz de exigir, na seleção do executor de confiança, grau de subjetividade insuscetível de ser medido pelos critérios objetivos de qualificação inerentes ao processo de licitação”.
A prefeita Carmelita Castro recebeu o prazo de 15 dias para apresentar cópias de todos os processos administrativos de licitação e/ou dispensa/ inexigibilidade, contratos, empenhos e recibos de pagamentos realizados pelo município na contratação de escritórios de advocacia e assessoria contábil nos anos de 2017, 2018 e 2019.
Outro lado
O Viagora procurou a gestora através da assesoria de comunicação para falar sobre o caso. A assessoria informou que a prefeitura não vai se pronunciar até ser notificada.
São Raimundo Nonato
Piauí
Carmelita Castro
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI
-
Governador Rafael Fonteles visita áreas atingidas pelas chuvas em Picos
A visita ocorreu nessa terça-feira (21), onde Rafael reforçou que o foco do Governo do Estado é acelerar o atendimento às famílias afetadas e a reconstrução das áreas urbana e rural da cidade. -
Prefeitura de Esperantina reúne agricultores familiares para compra da merenda escolar
O encontro ocorreu nessa terça-feira (21), no auditório da Secretaria Municipal de Educação, na cidade Esperantina -
Teresina inicia estudo para implantação de ônibus elétricos no transporte público
De acordo com a Prefeitura, o projeto busca modernizar a mobilidade urbana; a expectativa é de que os primeiros ônibus elétricos comecem a circular em 2026 -
Prefeitura de Teresina nomeia 311 professores aprovados no concurso da Semec
A nomeação, autorizada pelo prefeito Silvio Mendes, foi assinada pelo secretário Ismael Silva e publicada no Diário Oficial do Município. -
PM retoma Clube de Corrida para promover saúde física e mental dos policias
De acordo com a Polícia Militar, a inciativa busca melhorar a qualidade de vida de policiais e seus familiares.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir