Defesa Civil de Teresina monitora áreas com risco de incêndios
Desde o início começo do mês de julho, os técnicos iniciaram a Operação Queimadas, que tem como intuito desenvolver atividades de prevenção.
Com o período chuvoso praticamente encerrando no Piauí, as atenções das autoridades da gerência de Defesa Civil da Secretaria Municipal Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) se voltam para o início das queimadas.
Por conta disso, desde o início começo do mês de julho, os técnicos iniciaram a Operação Queimadas, que tem como intuito desenvolver atividades de prevenção através do monitoramento dos lugares que foram foco de incêndio nos anos anteriores.
O coordenador da Defesa Civil, o tenente Sebastião Domingos de Carvalho Filho, explica que a operação vai atuar preventivamente nos lugares mais vulneráveis e que tiveram índice de recorrência maior nos últimos anos, boa parte deles localizados na zona rural da capital.
“Sabemos que a prevenção é a maior arma no combate ao fogo que se propaga no período quente aqui no estado, por isso, estamos monitorando periodicamente esses lugares e, além disso, temos realizado palestras educativas nas comunidades alertando os teresinenses sobre os riscos de incêndio”, destaca.
O tenente orienta a população para evitar a queima controlada, pois, segundo ele, muitos casos acontecem desse processo fugir do controle do homem e se tornar um incêndio de maiores proporções. “A ação do fogo provoca danos materiais e ao meio ambiente, além disso, é preciso levar em consideração os problemas provocados pela fumaça que agravam o quadro de pessoas que possuem problemas respiratórios”, pontua.
Para solicitar palestras ou visitas dos técnicos da Defesa Civil, a população pode entrar em contato no número 153 ou através de ofício encaminhado à sede da Semcaspi, que fica localizada na Rua Álvaro Mendes, nº 86, no Centro.
-
MP investiga ex-prefeito de Lagoa do Piauí por contrato sem licitação de R$ 78 mil
A promotora de justiça Rita de Cássia de Carvalho Rocha Gomes de Souza assinou a portaria, publicada no Diário Oficial do MPPI. -
Educação de Esperantina realiza formação do PPAIC com foco na aprendizagem
A medida visa reduzir os impactos da estiagem na produção agrícola e no abastecimento de água no interior do estado. -
Operação Páscoa: Imepi fiscaliza produtos da Semana Santa
De acordo com o Imepi, os produtos recolhidos serão periciados no laboratório do Setor de Pré-medidos. -
Prefeitura de Esperantina abre processo para seleção de Conselheiros de Meio Ambiente
Serão escolhidos cinco (05) representantes titulares e cinco (05) suplentes, entre organizações e entidades com atuação na área ambiental no município. -
Esperantina recebe novo trator de arado entregue oficialmente pela Prefeitura
A entrega foi realizada pela prefeita Ivanária Sampaio, que destacou a importância do equipamento para o fortalecimento da agricultura local.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir