FMS confirma um caso importado de sarampo em Teresina
De acordo com o órgão, o homem de 50 anos contraiu o vírus em uma viagem à São Paulo e encontra-se isolado em um hospital de Teresina.
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) confirmou, na noite dessa segunda-feira (02), o primeiro caso importado de sarampo em Teresina. O infectado tem mais de 50 anos e teria contraído o vírus durante uma viagem ao estado de São Paulo.
De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba, o empresário que não teve identidade divulgada apresentou todos os sinais da doença. “A pessoa viajou para São Paulo e retornou para Teresina no dia 17 de agosto. Ele apresentou sinais da doença, como febre e manchas avermelhadas na pele e foi atendido em hospital particular. Assim que a nossa equipe tomou conhecimento, adotou todas as providências cabíveis para fazer o bloqueio epidemiológico”, explica.
Diante do caso, a FMS obedeceu rigorosamente o protocolo imposto pelo Ministério da Saúde. “Foi coletado exame e o paciente encontra-se isolado. Além disso, as pessoas que tiveram contato com ele foram vacinadas, para evitar uma possível transmissão. Nós estamos acompanhando a evolução do caso e monitorando a cobertura vacinal da cidade”, afirma a diretora. O sarampo é uma doença viral aguda e altamente contagiosa possuindo sintomas como febre, tosse, coriza, conjuntivite e manchas cutâneas avermelhadas podendo até mesmo levar ao óbito.
As autoridades estão disponibilizando a vacina Tríplice Viral em Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município e em salas de vacinas de hospitais municipais. A recomendação é de que as crianças devem tomar a “dose zero” entre os 6 meses e 1 ano de idade e que, depois, façam o seguimento com o calendário vacinal (uma dose aos 12 meses de idade e o reforço aos 15 meses). A FMS esclarece que as pessoas que não se vacinaram nessa faixa etária (12 e 15 meses de idade), podem se vacinar até os 49 anos de idade, sendo que entre 1 ano e 29 anos, pode tomar duas doses da vacina, de 30 a 49 anos tomar uma dose e maiores de 50 anos não devem se vacinar.
PM do Piauí recebe prêmio do Conselho Nacional do Ministério Público
A solenidade ocorreu no auditório do CNMP, em Brasília, e premiou o projeto desenvolvido pela PM-PI em parceria com o Ministério Público do Piauí (MPPI).Mais de 3.500 mulheres são acolhidas na Casa da Gestante de Parnaíba
A estrutura da Casa conta com dez leitos, distribuídos em dois quartos, além de uma ampla área de convivência, cozinha equipada, consultório, lavanderia, copa e banheiros.Plano Estadual da Primeira Infância será lançado nesta segunda em Teresina
O evento vai reunir, no Diferencial Buffet, das 8h às 17h, gestores e técnicos dos 224 municípios.Piauí registra 29 apostas vencedoras na quadra da Mega-Sena
O prêmio principal acumulou em R$ 55 milhões e será sorteado na terça-feira (25).Vara Única da Comarca de Elesbão Veloso atinge quase 1.600 processos concluídos
De acordo com o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), o desempenho fez com que a Vara mencionada crescesse no ranking do Índice de Atendimento à Demanda (IAD).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir