Viagora

Pais dormem na fila para matricular filhos em escolas de Picos

A situação é mais grave nas escolas municipais Tia Celeste e na Creche Doroteia Cristo de Oliveira.

Na esperança de garantir uma vaga em uma das escolas da rede pública municipal de ensino em Picos, dezenas de pais de alunos dormiram nas filas. As matrículas só começam às 7 da manhã dessa quarta-feira, 8 de janeiro, mas desde as primeiras horas de terça-feira, 7, que as pessoas começaram a se aglomerar nas portas de algumas unidades.
    
A situação é mais grave em duas escolas municipais. Na unidade escolar Tia Celeste, localizada no cruzamento da rua João XXIII, com a Monsenhor Hipólito, no centro, e na Creche Doroteia Cristo de Oliveira, no bairro Boa Vista. Em ambas, os pais chegaram ainda na madrugada de hoje, 7, a fim de garantir uma vaga para seus filhos. 

  • Foto: José Maria BarrosNa Creche Doroteia Cristo de Oliveira, pais passam a noite na fila.Na Creche Doroteia Cristo de Oliveira, pais passam a noite na fila.

Para passar o tempo, os pais de alunos improvisaram uma espécie de acampamento improvisado com cadeiras, colchões, travesseiros, lençóis e comida. Entre os moradores o clima é de indignação e descrédito pela situação que têm que enfrentar para ter direito a algo assegurado pela constituição federal. 
    
O sacrifício de passar dia e noite a espera de atendimento não é a garantia de que vão conseguir uma vaga para os filhos. Na unidade escolar Tia Celeste, por exemplo, estão sendo ofertadas apenas 55 novas vagas, distribuídas para cinco séries.

Para o 1º ano turno manhã estão sendo disponibilizadas 15 vagas, mesmo número para 1º ano tarde. Segundo ano tarde 18 vagas, terceiro ano manhã, apenas duas vagas, 4º ano manhã três vagas e 5º ano manhã, duas vagas.

Já na Creche Doroteia Cristo de Oliveira, a situação não é diferente. Dezenas de pais chegaram cedo a unidade e vão passar a noite na fila a espera de conseguir uma vaga para matricular seus filhos.

Inaugurada no dia 10 de dezembro de 2015, a Creche Doroteia Cristo de Oliveira, no bairro Boa Vista, tem capacidade para atender cerca de 500 crianças de 3 a 5 anos e onze meses de idade.

*Publicado originalmente pelo Informa Picos.

Mais conteúdo sobre:

Picos

Piauí

Facebook
Veja também