MP apura irregularidades na aplicação da lei Aldir Blanc em Teresina
A promotoria recomenda que o presidente da Fundação Cultural Monsenhor Chaves tome medidas em caráter de urgência para garantir o acesso com igualdade a Lei.
O Ministério Público do Piauí (MPPI), por meio da 49ª promotoria de Justiça, com atribuição na Defesa da Cidadania e Direitos Humanos, instaurou procedimento administrativo para investigar possíveis irregularidades na Lei Aldir Blanc em Teresina.
De acordo com o MPPI, a Lei Federal nº 14.017/2020, Lei Aldir Blanc, trata sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural que podem ser adotadas durante o estado de calamidade pública devido a pandemia da Covid-19.
Conforme o Ministério Público, a promotoria recomenda que o presidente da Fundação Cultural Monsenhor Chaves tome medidas em caráter de urgência para garantir o acesso com igualdade a oportunidades pela Lei, como: providenciar, de acordo com as normas vigentes de saúde e vigilância sanitária, logística segura de habilitação ou inscrição, entrega de documentos e subsequente pagamento, evitando aglomerações, sob pena de eventual responsabilidade por negligência; promover ampla divulgação das informações atinentes ao valor que lhe foi repassado por força da Lei Aldir Blanc, quais critérios utilizados para cadastramento das entidades ou pessoas físicas habilitadas ao pagamento, bem como a quantia que caberá a cada uma destas.
Segundo o MP, a Fundação Monsenhor Chaves deve dar acesso à prestação de contas dos valores recebidos e todo e qualquer procedimento denegatório da concessão do benefício, sem se afastar da motivação legal para o não pagamento a qualquer ente ou categoria e adorar medidas criteriosas e absolutamente objetivas no trato das inscrições ou habilitações para o benefício para que todos os artistas e demais trabalhadores da cultura tenham acesso.
Teresina
Piauí
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI
Fundação Monsenhor Chaves
-
Badespi libera mais de R$ 326 mil em investimentos para empreendedores de União
Segundo o Governo do Piauí, no setor comercial, os recursos beneficiaram empreendedores de áreas como varejo de carnes, bares, cosméticos, vestuário e produtos alimentícios -
Desembargador Téssio da Silva Tôrres é eleito presidente do TRT Piauí
Os nomes dos novos dirigentes do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região foram divulgados na última terça-feira (19). -
Semec abre nova fase de renovação das matrículas para 2025 na segunda
O Secretário Municipal de Educação, professor Reinaldo Ximenes informou que nesta segunda etapa o período de matrículas é de 25 a 29 de novembro. -
Bairro Angelim é o mais populoso de Teresina com 43 mil habitantes, diz IBGE
Segundo informações do IBGE, o bairro concentra 5% do total da população de Teresina. -
Rafael Fonteles reúne mais de 200 prefeitos e discute sobre parcerias
O encontro teve como objetivo fortalecer a colaboração entre o governo estadual e as administrações municipais, com foco na implementação de políticas públicas eficientes para o estado.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir