MP apura irregularidades no Hospital Infantil Lucídio Portella
O promotor Eny Pontes instaurou um Inquérito Civil para apurar supostas irregularidades na nova Central de Material de Esterilização do hospital.
O Ministério Público do Estado do Piauí, por meio do promotor Eny Marcos Vieira Pontes, instaurou um Inquérito Civil Público para investigar supostas irregularidades na nova Central de Material de Esterilização do Hospital Infantil Lucídio Portella, administrado pela Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), sob a gestão do secretário Florentino Neto.
De acordo com a Portaria nº 104/2020, publicada no Diário Oficial do MP, o promotor baseou-se no Procedimento Preparatório nº 133/2019, instaurado pela 12ª Promotoria de Justiça, que apurou uma denúncia de que haveria irregularidades na nova Central de Material de Esterilização da unidade de saúde.
O representante do MPPI considerou que o Hospital Infantil Lucídio Portella é o único no estado especializado em pediatria, e no atendimento em alta complexidade, com atendimento exclusivo ao Sistema Único de Saúde (SUS), e que o Estatuto da Criança e do Adolescente, em seu art. 7º, dispõe que “a criança e o adolescente têm direito a proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência”.
O órgão ministerial considerou então que o prazo para conclusão do Procedimento Preparatório está próximo do vencimento, no entanto, é necessário dar continuidade à investigação acerca dos fatos.
Diante disso, o promotor Eny Marcos resolveu converter o Procedimento Preparatório em Inquérito Civil Público, a fim de apurar irregularidades na nova Central de Material de Esterilização do Hospital Infantil Lucídio Portella, determinando a expedição de ofício solicitando esclarecimentos por parte da direção da unidade de saúde.
Outro lado
Procurada pelo Viagora, a Sesapi informou através da assessoria de comunicação que ainda não foi notificada sobre o assunto.
Teresina
Piauí
Hospital Infantil Lucídio Portela
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI
Semec abre nova fase de renovação das matrículas para 2025 na segunda
O Secretário Municipal de Educação, professor Reinaldo Ximenes informou que nesta segunda etapa o período de matrículas é de 25 a 29 de novembro.Bairro Angelim é o mais populoso de Teresina com 43 mil habitantes, diz IBGE
Segundo informações do IBGE, o bairro concentra 5% do total da população de Teresina.Rafael Fonteles reúne mais de 200 prefeitos e discute sobre parcerias
O encontro teve como objetivo fortalecer a colaboração entre o governo estadual e as administrações municipais, com foco na implementação de políticas públicas eficientes para o estado.TJ do Piauí e Justiça Federal assinam Acordo de Cooperação Técnica
De acordo com o Tribunal de Justiça do Piauí, o acordo visa a contratação de uma equipe multidisciplinar destinada ao Núcleo de Práticas Restaurativas (NPR) da Seção Judiciária do Piauí em Teresina.Quadrinho retrata história da primeira advogada do Brasil Esperança Garcia
A HQ A Voz de Esperança Garcia conta a história da mulher escravizada que se destacou pela luta contra o racismo e por direitos humano.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir