Vacinação contra a Poliomielite encerra nesta terça em Teresina
De acordo com a FMS, a capital piauiense, assim como em todo o Brasil, segue abaixo da meta; somente 48,94% das crianças dentro do público-alvo foram imunizadas.
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) encerra nesta terça-feira (15) a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação em Teresina.
De acordo com a FMS, assim como nas demais cidades do Brasil, a capital piauiense segue abaixo da meta de imunização. Somente 48,94% das crianças dentro do público-alvo – com idades entre um e quatro anos, 11 meses e 29 dias – foram imunizadas.
- Foto: Divulgação/AscomVacinação contra Poliomielite em Teresina.
A diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba, alerta que a Poliomielite está erradicada no Brasil, mas ainda acomete crianças pelo mundo.
A Poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos. Em casos graves, pode levar a paralisias musculares, em geral nos membros inferiores, ou até mesmo à morte. Todas as pessoas contaminadas devem ser hospitalizadas para receber tratamento de acordo com o quadro clínico, pois não existe um tratamento específico para a doença.
O esquema vacinal de poliomielite é composto, atualmente, por duas vacinas: a injetável aplicada em três doses aos dois, quatro e seis meses de vida da criança, e a vacina oral aplicada aos 15 meses e aos quatro anos. A medida está de acordo com a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e faz parte do processo de erradicação mundial da pólio.
Segundo a FMS, a campanha também visa a multivacinação, com o objetivo de atualizar a caderneta de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade.
Teresina
Piauí
Fundação Municipal de Saúde - FMS
Organização Mundial da Saúde - OMS
-
Hospital Infantil Lucídio Portella realiza ações na 7ª edição do Novembrinho Azul
Segundo o Governo Estadual, o projeto foi idealizado pelo urologista Dr. Djalma Ribeiro Costa em 2017 e se tornou uma referência em saúde preventiva para o público masculino infantojuvenil. -
Hospital do Mocambinho registra aumento de 151% no número de atendimentos em 2024
Segundo o Governo do Piauí, a reestruturação e modernização do Hospital do Mocambinho têm promovido um ambiente mais humanizado, focado na eficiência e no bem-estar de pacientes. -
Hospital Dirceu Arcoverde passa por ampla reforma em Parnaíba
o objetivo é concluir a reforma e ampliação do hospital em 2025 -
HGV ganha Centro de Tratamento para Doenças Cardiovasculares
Segundo o Governo do Piauí, o novo Centro foi instalado no local que antigamente abrigava o Serviço de Pronto-Socorro (SPS) e conta com uma estrutura completa para atender com eficiência e rapidez -
Secretaria de Saúde promove ações de prevenção a diabetes no Piauí
Segundo Luciana Sena, coordenadora do Adulto e Idoso da Sesapi, a ação teve como foco o rastreamento da diabetes mellitus tipo 2 entre os servidores.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir