Procurador Eleitoral pede investigação nas eleições de Marcos Parente
O Procurador Regional Eleitoral, Leonardo Carvalho Cavalcante de Oliveira, determinou uma investigação do resultado da eleição da cidade.
O Procurador Regional Eleitoral, Leonardo Carvalho Cavalcante de Oliveira, determinou uma investigação do resultado da eleição da cidade de Marcos Parente para constatar que o uso de fake news teria prejudicado o resultado da eleição no município.
No ofício com os fatos enviado para a 46ª Zona Eleitoral de Guadalupe, para que sejam adotadas as medidas, foi relatado que a divulgação de vídeos com cortes que distorcem os fatos pelo candidato, divulgado pelo prefeito eleito Gedison Alves Rodrigues em grupos do WhatsApp, teria prejudicado o resultado da eleição.
“As eleições municipais para prefeito de Marcos Parente foram prejudicadas por FAKE NEWS, divulgadas em vídeos, com cortes, feito para manipular a opinião pública, produzidos, em tese, pelo candidato a prefeito de Marcos Parente, Gedison Alves Rodrigues, e compartilhados em redes sociais Instragram, Facebook e em grupos do WhatsApp, nas vésperas da eleição, no dia 13 de novembro, por Erovan Trajano da Fonseca e também pelo próprio candidato a prefeito beneficiado”, diz um trecho do documento.
Segundo a Justiça Eleitoral, uma eleição poderá ser anulada caso for comprovado a interferência de fake news. Caso o Promotor Eleitoral entenda que os candidatos a prefeito e vice-prefeito eleitos, Gedison Alves e Iara Martins, foram beneficiados pela desinformação, poderá ser ajuizada uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) pedindo a cassação e a realização de novas eleições.
Entenda o caso
Na véspera das eleições, foi compartilhado um vídeo nas redes sociais afirmando que adversários teriam cometido crime de desvio de mais de 1 milhão e 700 mil reais, crime esse inexistente, segundo consta no processo de prestação de contas (nº 002998/2016) que ainda não foi julgado no TCE-PI. O caso foi considerado como fake news.
O vídeo divulgado se trata de uma sessão do TCE-PI que foi cortada e editada como uma propaganda eleitoral, introduzindo falas de um narrador e do próprio candidato.
-
Prefeitura de Esperantina inicia operação emergencial de recuperação asfáltica
Os trabalhos já estão em andamento em áreas estratégicas da cidade, priorizando os locais mais prejudicados. -
Audiência pública discute problema de abastecimento de água em Esperantina
O evento, que contou com participação popular, reuniu autoridades, representantes da AGESPISA, lideranças comunitárias e moradores no plenário da Casa Legislativa. -
Sesapi receberá mais de dez mil oxímetros da Receita Federal nesta sexta
A cerimônia de entrega acontecerá às 8h30, no auditório da Delegacia da Receita Federal, -
Governo do Piauí autoriza 30 servidores a participarem de Missão Educacional em Singap
Os servidores da Secretaria de Estado da Educação do Piauí ficarão afastados de suas atividades sem prejuízo da remuneração do seu cargo efetivo, da função comissionada ou do cargo em comissão. -
MP investiga ex-prefeito de Lagoa do Piauí por contrato sem licitação de R$ 78 mil
A promotora de justiça Rita de Cássia de Carvalho Rocha Gomes de Souza assinou a portaria, publicada no Diário Oficial do MPPI.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir