MP expede recomendação à prefeita de Esperantina Vilma Amorim
O procedimento foi realizado pelo promotor de Justiça Raimundo Nonato Ribeiro Martins Júnior em face da gestora.
O Ministério Público do Estado do Piauí, através do promotor de Justiça Raimundo Nonato Ribeiro Martins Júnior, expediu uma recomendação à prefeita da cidade de Esperantina, Vilma Carvalho Amorim, para que a gestora municipal opte por receber remuneração pelo cargo eletivo ou pelo cargo de servidora efetiva municipal.
De acordo com o órgão ministerial, em análise dos contracheques da gestora em decorrência do Inquérito Civil Nº 17/2019, verificou-se que a prefeita Vilma Amorim recebe parcialmente o subsídio do cargo eletivo somado ao de servidora efetiva municipal.
- Foto: Facebook/Vilma AmorimPrefeita Vilma Amorim.
O MPPI então considerou o disposto no art. 38, inciso II, da Constituição Federal, onde afirma-se que “caso um servidor público venha a se eleger Prefeito Municipal, e opte pelo mandato, deverá se afastar do cargo efetivo e optar pela remuneração que melhor lhe aprouver, sendo vedada, assim, a cumulação dos cargos e das respectivas remunerações”.
A 2ª Promotoria de Justiça de Esperantina considerou que o parágrafo 4º do art. 39 da Constituição Federal dispõe que detentor de mandato eletivo, assim como ministros de Estado, secretários estaduais e municipais serão remunerados exclusivamente por subsídio fixado em parcela única, sendo vedado o acréscimo de qualquer gratificação, adicional, abono, prêmio, verba de representação ou outra espécie remuneratória.
“Nos termos do artigo 11, caput, da Lei nº 8.429/92 configura ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública qualquer ação ou omissão que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade e lealdade às instituições”, citou o representante do MPPI.
Diante dos fatos, o promotor de Justiça Raimundo Nonato Ribeiro resolveu expedir recomendação à prefeita Vilma Amorim, para que escolha a remuneração que pretende receber, se a de servidora efetiva municipal ou de prefeita municipal e que não mais acumule remuneração relativa aos cargos públicos de prefeita de Esperantina e professora efetiva classe C, 20h, apresentando ao Ministério Público, no prazo de 10 dias úteis, prova da comunicação de sua decisão ao município de Esperantina.
Mil agentes de viagens são capacitados em 2024 no Piauí
De acordo com o secretário do Turismo, José Neto Monteiro, os últimos treinamentos foram realizados presencialmente em São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, e virtualmente, por meio de Webinar.Mais de 6 mil famílias de agricultores saíram da linha da pobreza no Piauí, aponta SAF
Os dados foram divulgados pela Diretoria de Planejamento da SAF, nesta quarta-feira (25), com base nas informações do Cadastro Único do Governo Federal.INMET emite alerta de chuvas intensas em 143 municípios do Piauí
O alerta foi emitido nesta quarta-feira (25) de Natal e as áreas atingidas compreendem as regiões Sudoeste, Sudeste e Centro-Norte.Imepi autua fabricantes de produtos irregulares na Operação Natal Seguro em Teresina
Segundo o Imepi, foram recolhidos produtos natalinos que têm alta demanda neste período, como luminárias tipo pisca-pisca e mangueira, brinquedos, bicicletas de uso infantil e outros.Promotor de justiça expede recomendação ao prefeito de Parnaíba
A recomendação foi assinada pelo promotor de Justiça Antenor Filgueiras.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir