Viagora

HVU realiza cerimônia de recepção dos novos médicos residentes

A cerimônia aconteceu na última quarta-feira, 4 de março. Na ocasião, ainda foi entregue o diploma aos concludentes da residência.

Na tarde da última quarta-feira (4), o Hospital Veterinário Universitário (HVU) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizou a cerimônia de recepção dos novos residentes em Medicina Veterinária. O evento contou com a participação da Profa. Dra. Nadir Nogueira, Vice-Reitora da UFPI; do diretor do HVU, Prof. Dr. João Macedo Sousa; além de representantes da Fundação Municipal de Saúde (FMS), FADEX e alunos da graduação e pós-graduação em Medicina Veterinária. Na ocasião, ainda foi entregue o diploma aos concludentes da residência.

  • Foto: Divulgação/AscomCerimônia de recepção dos novos residentes em Medicina Veterinária do HVU.Cerimônia de recepção dos novos residentes em Medicina Veterinária do HVU.

A Profa. Dra. Nadir Nogueira explica que é um momento celebrado todos os anos. “Acompanhamos o encerramento de um ciclo dos que estão terminando a Residência e recebendo novos alunos. É um ciclo que se renova a cada ano. O HVU é de referência para o Piauí como um todo, não apenas para Teresina. Temos um papel importantíssimo que é formar e qualificar profissionais, assim como uma prestação de serviços à comunidade de animais de pequeno e grandes porte durante todo o ano e em 24h. O recebimento desses 24 novos alunos é extrema importância para nós e me deixa muito feliz. Essa formação de qualidade se traduz no excelente atendimento”.

O Prof. Dr. João Macedo Sousa destaca o papel dos residentes para o funcionamento do Hospital. "Fazemos todos os anos esse momento. É a chamada despedida dos residentes e aprimorandos que terminaram o curso e a recepção dos que vão chegar. Eles são muito importantes porque estão em treinamento de serviço, então ajudam muito. 90% do serviço prestado pelo HVU é realizado pelos residentes e aprimorandos supervisionados. Nós temos poucos médicos veterinários, em relação ao hospital, que é 24h. Então quem faz a parte prática são eles. E isso é importante, porque na graduação estudam mais a teoria e na pós-graduação colocam na prática", enfatiza.

Clarissa de Braga, residente na área de Reprodução Animal, fala da expectativa em começar a Residência. “Estou imensamente feliz. Na graduação peguei uma carga muito grande de conhecimento. E a minha expectativa para a Residência é que essa carga aumente ainda mais, já que vou ter muita prática, aumentar meu conhecimento, ter acesso aos animais e mais conhecimento da reprodução em si. É uma grande conquista e quero sair especialista em reprodução”.

A Profa. Ana Lis Mineiro, Coordenadora da Residência em Reprodução Animal, afirma que o curso vem contribuindo para o crescimento da área. “A Residência em Reprodução Animal fez com essa área crescesse tanto dentro da clínica de pequenos e grandes animais. Hoje a reprodução animal está inserida em todo o HVU, coisa que sem a Residência isso não existia. Isso nos mostra a importância para os alunos”.

O Prof. Francisco Solano Feitosa, Coordenador da Residência em Anestesiologia, enfatiza que a expectativa é renovada a cada período. “Os alunos que iniciam agora nós chamamos de R1, que começam a fazer os treinamentos iniciais dos serviços básicos da área de Anestesia para suporte em desenvolvimento nas realizações das cirurgias tanto de pequenos quanto de grandes animais. A expectativa é sempre renovada a cada período. Saem os residentes 2 e entram os 1. Desejamos que tenham muita capacidade para que cumpram as tarefas e atividades em sua plenitude. Nós, como gestores e orientadores, vamos oferecer o melhor”.

Facebook
Veja também