Museu do Piauí abre exposição sobre as quebradeiras de coco
A exposição tem início nesta sexta-feira (6) e permanece aberta ao público para visitas até o dia 31 de março.
O Museu do Piauí abre, nesta sexta-feira (06), uma exposição sobre as mulheres quebradeiras de coco em celebração ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no mundo inteiro no dia 08 de março.
- Foto: DivulgaçãoQuebradeiras de coco
Com o tema “Encontro de Saberes e Reviveres das quebradeiras de coco”, a exposição permanece no museu aberto ao público até o dia 31 de março, com rodas de conversa e apresentação cultural. As exposições são de autoria de Fafá Guimarães e de Pedro Vidal.
A programação tem início com uma apresentação cultural, em seguida haverá uma abertura da exposição fotográfica sobre as quebradeiras de coco da região de São João do Arraial. As visitas mediadas às exposições ocorrem de 8h às 12h, na galeria de artes do Museu do Piauí.
“O que nos motivou a criar essa exposição foi o desejo de descentralizar esses saberes das quebradeiras de coco que ficam somente naquela região, assim como a cultura dos povos indígenas, rurais e quilombolas. Então, é para os grandes centros saberem realmente sobre a história, a raiz, como foi construída a nossa cultura, nossa colonização, e a ideia é transformar isso em um livro e documentário’, conta Fafá Guimarães.
No fim das exposições, o cronograma encerra com uma roda de conversa com a participação de Chica Lera, integrante do movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB), a vice-governadora Regina Sousa; a Prefeita de São João do Arraial, Vilma Lima; a pesquisadora Rejane Tavares (Seplan) e prof. dra. Inês Maria Araújo, da Universidade Federal do Piauí (UFPI).
Desembargador Téssio da Silva Tôrres é eleito presidente do TRT Piauí
Os nomes dos novos dirigentes do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região foram divulgados na última terça-feira (19).Semec abre nova fase de renovação das matrículas para 2025 na segunda
O Secretário Municipal de Educação, professor Reinaldo Ximenes informou que nesta segunda etapa o período de matrículas é de 25 a 29 de novembro.Bairro Angelim é o mais populoso de Teresina com 43 mil habitantes, diz IBGE
Segundo informações do IBGE, o bairro concentra 5% do total da população de Teresina.Rafael Fonteles reúne mais de 200 prefeitos e discute sobre parcerias
O encontro teve como objetivo fortalecer a colaboração entre o governo estadual e as administrações municipais, com foco na implementação de políticas públicas eficientes para o estado.TJ do Piauí e Justiça Federal assinam Acordo de Cooperação Técnica
De acordo com o Tribunal de Justiça do Piauí, o acordo visa a contratação de uma equipe multidisciplinar destinada ao Núcleo de Práticas Restaurativas (NPR) da Seção Judiciária do Piauí em Teresina.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir