MP abre procedimento para investigar prefeito Professor Ribinha
O promotor de Justiça Cezário de Souza Neto instaurou um Procedimento Administrativo para investigar a suposta falta de livros didáticos em uma escola municipal de Campo Maior.
O Ministério Público do Estado do Piauí, por meio do promotor de Justiça Cezário de Souza Cavalcante Neto, instaurou um Procedimento Administrativo para investigar a suposta falta de livros didáticos na Escola Municipal Mariema Paz, do município de Campo Maior, administrado pelo prefeito José de Ribamar Carvalho, conhecido como Professor Ribinha.
De acordo com a Portaria nº 46/2020, publicada no Diário Oficial do MP, o professor Mário Monteiro de Carvalho Filho protocolou uma denúncia na ouvidoria do órgão ministerial, solicitando que seja fiscalizado, com urgência o destino dos livros entregues à Escola Municipal Mariema Paz.
O denunciante, que é professor da referida escola municipal, informou ao MP que os alunos estão sendo prejudicados pela falta dos livros didáticos, e que teria averiguado a situação junto ao FNDE e ao Ministério da Educação (MEC), sendo informado de que os livros foram entregues à Prefeitura de Campo Maior e que no dia 12 de março de 2020 teriam sido recebidos na Escola Municipal Mariema Paz.
O requerente então solicitou ao Ministério Público, por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Campo Maior, que seja fiscalizado o atual destino dos livros didáticos destinados à instituição de ensino.
O representante do MPPI considerou então o disposto no art. 201, incisos VI e VIII, da Lei nº 8.069/90: “compete ao Ministério Público zelar pelo efetivo respeito aos direitos e garantias legais assegurados às crianças e adolescentes, promovendo as medidas judiciais e extrajudiciais cabíveis, inclusive a instauração de procedimentos administrativos”.
Foi considerado ainda pelo promotor Cezário de Souza que, conforme a Resolução nº 42 do FNDE, datada de 28 de agosto de 2012, há “a necessidade de se prover as escolas públicas de ensino fundamental e médio com livros didáticos e acervos de obras literárias, obras complementares e dicionários, no âmbito do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)”.
Diante dos fatos, o Ministério Público resolveu pela instauração do Procedimento Administrativo nº 46/2020, determinado que: seja expedido ofício à Secretaria Municipal de Educação de Campo Maior e ao prefeito municipal Professor Ribinha, solicitando, no prazo de 10 dias corridos, informações acerca dos fatos reportados na denúncia apresentada ao órgão ministerial.
Outro lado
O Viagora procurou o gestor para falar sobre o assunto, mas até o fechamento da matéria o prefeito não foi localizado.
Metrô de Teresina terá funcionamento suspenso nos dias 23 e 24 de janeiro
De acordo com a Companhia Ferroviária do Piauí, os serviços da VLT ficarão suspensos nos dias 23 e 24/01, com previsão de retorno das atividades na próxima segunda-feira (27).Silvio Mendes sanciona lei que proíbe uso de celulares nas escolas de Teresina
A legislação é de autoria dos vereadores Dudu Borges (PT) e Capitão Roberval Queiroz (PRD) e foi publicada no Diário Oficial do Município.Bárbara Soares é homenageada com Medalha do Mérito Renascença em Piracuruca
A medalha reconhece personalidades e instituições que contribuem para o desenvolvimento do estado do PiauíMuseu do Piauí receberá curso de capacitação da Secult na sexta
A capacitação busca preparar servidores das casas de cultura para garantir acessibilidade e inclusão.Bombeiros Militares realizam resgates de animais silvestres em Picos
De acordo com o Governo do Piauí, o relatório do 4º GBM de Picos, mostra que entre 1º e 21 de janeiro deste ano
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir