Justiça determina que Agespisa melhore serviço em São João do Piauí
Conforme decisão da Justiça do Piauí, a Agespisa tem o prazo de 45 dias para apresentar plano de trabalho e melhoria nas condições da água distribuída no município.
A Justiça do Piauí determinou que a empresa Águas e Esgotos do Piauí S/A (Agespisa) apresente, no prazo de 45 dias, o plano completo e eficaz de trabalho e melhoria nas condições da água distribuída para a população de São João do Piauí.
A decisão ocorreu após pedido do Ministério Público do Piauí (MPPI), por meio do promotor de Justiça Jorge da Costa Pessoa, que ajuizou uma ação civil com o objetivo de regularizar o fornecimento e a qualidade no serviço de abastecimento de água do município de São João do Piauí.
Desde o ano de 2012, o MPPI acompanha a situação no município, compilando informações, principalmente, a partir de reclamações dos moradores da cidade. Água com coloração escura, mau cheiro e tubulação ainda de amianto – que pode ser prejudicial à saúde – são alguns dos pontos citados por eles. Durante vistoria, verificou-se que a estrutura de abastecimento de água apresenta péssimas condições de funcionamento e tratamento, colocando a saúde da população em grave risco de doenças.
Diante disso, a Justiça determinou que a empresa apresente, no prazo de 45 dias, a contar da ciência da decisão, plano concreto e eficaz de trabalho de melhoria nas condições da água entregue à população, troca e aumento do quantitativo de filtros para a realização da filtração da água, troca da tubulação de amianto por tubulação de material mais adequado; após o prazo destacado para apresentação do plano de trabalho, no prazo de 90 dias, realize todos os reparos e melhorias na rede de abastecimento de água. A multa para cada mês de atraso no cumprimento das determinações será no valor de R$ 50 mil. O Estado do Piauí e a Agespisa devem, no prazo legal de 15 dias, apresentarem contestação escrita.
Teresina
Piauí
Agespisa
Governo do Piauí
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI
-
Audiência pública discute problema de abastecimento de água em Esperantina
O evento, que contou com participação popular, reuniu autoridades, representantes da AGESPISA, lideranças comunitárias e moradores no plenário da Casa Legislativa. -
Sesapi receberá mais de dez mil oxímetros da Receita Federal nesta sexta
A cerimônia de entrega acontecerá às 8h30, no auditório da Delegacia da Receita Federal, -
Governo do Piauí autoriza 30 servidores a participarem de Missão Educacional em Singap
Os servidores da Secretaria de Estado da Educação do Piauí ficarão afastados de suas atividades sem prejuízo da remuneração do seu cargo efetivo, da função comissionada ou do cargo em comissão. -
MP investiga ex-prefeito de Lagoa do Piauí por contrato sem licitação de R$ 78 mil
A promotora de justiça Rita de Cássia de Carvalho Rocha Gomes de Souza assinou a portaria, publicada no Diário Oficial do MPPI. -
Educação de Esperantina realiza formação do PPAIC com foco na aprendizagem
A medida visa reduzir os impactos da estiagem na produção agrícola e no abastecimento de água no interior do estado.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir