Vereador denuncia Alvimar Martins por criar gratificação ilegal
O parlamentar cita na denúncia que o prefeito de Pedro II, em 26 de fevereiro de 2019, sancionou a Lei Municipal nº 1.255, que altera o art. 71 da Lei Municipal nº 1.156/2013.
No último dia 29 de julho, o vereador Francisco Osmar Oliveira, do município de Pedro II, apresentou uma denúncia contra o prefeito Alvimar Oliveira de Andrade ao Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI).
O parlamentar cita na denúncia que o prefeito Alvimar, em 26 de fevereiro de 2019, sancionou a Lei Municipal nº 1.255, que altera o art. 71 da Lei Municipal nº 1.156/2013, para estabelecer critérios para concessão de Gratificação pela Condição Especial de Trabalho – GCET e dá outras providências.
Conforme citado no texto da nova lei, foi criada a Gratificação pela Condição Especial de Trabalho – GCET no âmbito das Secretarias da Prefeitura Municipal de Pedro II, como meio de compensação pelo maior empenho do servidor efetivo e comissionado.
Entretanto, considerando o disposto no art. 37, inciso V, da Constituição Federal, que restringe o exercício das funções de confiança a servidores efetivos, não é possível a acumulação da remuneração de cargo em comissão com gratificação por função de confiança ou com outras instituídas em razão de condições excepcionais de serviço.
“Dessa forma, é possível concluir que a Lei Municipal n.º 1.255/2019 viola diretamente a Constituição Federal, de forma que não deve prosperar a situação descrita. Vale destacar que desde sua publicação a gratificação vem sendo paga a todos os servidores, conforme demonstra a documentação em anexo”, alegou o vereador.
O denunciante argumentou que “resta demonstrado o danos ao erário, configurando ato de improbidade administrativa por parte do Gestor Municipal, ora denunciado. Assim, os fatos apontados configuram graves irregularidades que merecem a devida apuração por parte deste Tribunal, visto que se encontram atinentes à competência fiscalizatória da Corte”.
Dos pedidos
Diante dos fatos, o vereado requereu ao TCE o recebimento da presente denúncia e a instauração de procedimento específico para analisar as irregularidades, para que, ao final, sejam aplicadas ao gestor as sanções cabíveis, além de resguardar eventual ressarcimento ao erário.
Outro lado
O Viagora procurou o gestor para falar sobre o assunto, mas até o fechamento da matéria o prefeito não foi localizado.
Mais de 3.500 mulheres são acolhidas na Casa da Gestante de Parnaíba
A estrutura da Casa conta com dez leitos, distribuídos em dois quartos, além de uma ampla área de convivência, cozinha equipada, consultório, lavanderia, copa e banheiros.Plano Estadual da Primeira Infância será lançado nesta segunda em Teresina
O evento vai reunir, no Diferencial Buffet, das 8h às 17h, gestores e técnicos dos 224 municípios.Piauí registra 29 apostas vencedoras na quadra da Mega-Sena
O prêmio principal acumulou em R$ 55 milhões e será sorteado na terça-feira (25).Vara Única da Comarca de Elesbão Veloso atinge quase 1.600 processos concluídos
De acordo com o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), o desempenho fez com que a Vara mencionada crescesse no ranking do Índice de Atendimento à Demanda (IAD).Resultado final do concurso da FMS de Teresina é divulgado pelo IDECAN
O presidente da FMS, Dr. Ítalo Costa, explicou que o concurso foi realizado com o objetivo de não prejudicar a continuidade dos serviços em diversas áreas na cidade.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir