Juiz intima prefeito Dr. Gedison sobre ação de compra de votos
Maria José Oliveira acusa o prefeito, a vice-prefeita Iara Martins, um candidato a vereador e um cabo eleitoral de compra de votos, abuso de poder e uso indevido dos meios de comunicação.
No último sábado, 9 de janeiro, o juiz da 46ª Zona Eleitoral de Guadalupe, Marcus Antônio Sousa e Silva, determinou a intimação do prefeito de Marcos Parente, Gedison Alves Rodrigues, a vice-prefeita Iara Martins Santana, Ulgo Freitas da Cunha, candidato a vereador, e Laerson da Silva Santos, cabo eleitoral, para que apresentem defesa acerca de Ação de Investigação Judicial Eleitoral.
Conforme menciona a ação, de autoria de Maria José Martins de Oliveira Costa, candidata a prefeita, os acusados praticaram os crimes de captação ilícita de sufrágio (compra de votos), abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação. A ação foi protocolada no dia 15 de dezembro de 2020, e pede a cassação dos diplomas e a inelegibilidade dos acusados.
Os fatos narrados na ação dizem que no dia da eleição houve oferecimento de R$ 5 mil e emprego a um eleitor em troca de voto; prisão em flagrante; transporte ilegal de eleitores e apreensão de material de campanha. Além disso, existe a acusação de que houve disparo em massa de fake news em redes socais e em grupos do WhatsApp nas vésperas da eleição, supostamente para prejudicar a candidata a prefeita Maria José.
- Foto: DivulgaçãoPrefeito Dr. Gedison e vice-prefeita Iara Martins.
Após análise da ação, o juiz Marcus Antônio Sousa e Silva determinou a intimação dos acusados, para que apresentem defesa no prazo de cinco dias acerca dos fatos relatados na denúncia.
O juiz determinou ainda o encaminhamento dos autos ao Ministério Público Eleitoral, para que se manifeste no prazo de 48 horas. Após a intimação de todos, o juiz decidirá se realizará a audiência de instrução.
Outro lado
O Viagora procurou o gestor para falar sobre o assunto, mas até o fechamento da matéria ele não foi localizado. O espaço permanece aberto para esclarecimentos.
Bairro Angelim é o mais populoso de Teresina com 43 mil habitantes, diz IBGE
Segundo informações do IBGE, o bairro concentra 5% do total da população de Teresina.Rafael Fonteles reúne mais de 200 prefeitos e discute sobre parcerias
O encontro teve como objetivo fortalecer a colaboração entre o governo estadual e as administrações municipais, com foco na implementação de políticas públicas eficientes para o estado.TJ do Piauí e Justiça Federal assinam Acordo de Cooperação Técnica
De acordo com o Tribunal de Justiça do Piauí, o acordo visa a contratação de uma equipe multidisciplinar destinada ao Núcleo de Práticas Restaurativas (NPR) da Seção Judiciária do Piauí em Teresina.Quadrinho retrata história da primeira advogada do Brasil Esperança Garcia
A HQ A Voz de Esperança Garcia conta a história da mulher escravizada que se destacou pela luta contra o racismo e por direitos humano.Magistrados do TJ-PI visitam a Casa da Mulher Brasileira de Teresina
A visita foi realizada na ultima quinta-feira (14), pela juíza Carla Lucena e o juiz João de Castro, do I Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Capital.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir