MP quer que Prefeitura de Piracuruca garanta coleta adequada de lixo
O órgão ministerial entrou com ação de execução de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para que o município adote medidas necessários para a coleta adequada e disposição de resíduos.
O Ministério Público do Estado do Piauí, por intermédio da 2ª Promotoria de Justiça de Piracuruca, ingressou com ação de execução de TAC para que o município adote medidas necessárias para a coleta adequada e disposição de resíduos. O termo foi firmado devido ao município de Piracuruca não possuir Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, e nem de Saneamento Básico. A cidade é administrada atualmente pelo prefeito Assis Mãozinha.
Uma das cláusulas do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado entre o Ministério Público e o município, era a instalação de cercas e portões para impedir o acesso de animais e pessoas não credenciadas ao lixão. Também ficou firmado que o acesso ao local deveria ser monitorado, fiscalizando e impedindo a entrada de catadores de lixo e, principalmente, de crianças e adolescentes, além da proibição de pôr fogo ao lixo.
No entanto, as medidas necessárias não foram adotadas, mesmo após o prazo de cumprimento do TAC. Em vistoria realizada no dia 26 de setembro de 2019, constatou-se que não existe nenhum controle para entrada no local, por parte de vigilante ou outro profissional. Além disso, não há qualquer separação dos resíduos (inclusive o hospitalar), e o lixo é queimado a céu aberto, com mais de um foco.
“Diante do descumprimento do TAC, é necessária a intervenção do Poder Judiciário, de modo a se obter o cumprimento dessas obrigações”, ressaltou o promotor de Justiça Márcio Giorgi, que também é o autor da ação. Diante do exposto, o MP requer a citação do executado para cumprir as obrigações das cláusulas do TAC, imediatamente, sob pena de multa no valor de R$ 1.000 por ato de descumprimento.
Outro lado
O Viagora procurou o gestor para falar sobre o assunto, mas até o fechamento da matéria ele não foi localizado. O espaço permanece permanece aberto para esclarecimentos.
Prefeitura de Esperantina inicia operação emergencial de recuperação asfáltica
Os trabalhos já estão em andamento em áreas estratégicas da cidade, priorizando os locais mais prejudicados.Audiência pública discute problema de abastecimento de água em Esperantina
O evento, que contou com participação popular, reuniu autoridades, representantes da AGESPISA, lideranças comunitárias e moradores no plenário da Casa Legislativa.Sesapi receberá mais de dez mil oxímetros da Receita Federal nesta sexta
A cerimônia de entrega acontecerá às 8h30, no auditório da Delegacia da Receita Federal,Governo do Piauí autoriza 30 servidores a participarem de Missão Educacional em Singap
Os servidores da Secretaria de Estado da Educação do Piauí ficarão afastados de suas atividades sem prejuízo da remuneração do seu cargo efetivo, da função comissionada ou do cargo em comissão.MP investiga ex-prefeito de Lagoa do Piauí por contrato sem licitação de R$ 78 mil
A promotora de justiça Rita de Cássia de Carvalho Rocha Gomes de Souza assinou a portaria, publicada no Diário Oficial do MPPI.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir