Wellington Dias discute no STF cortes no Bolsa Família no Nordeste
A audiência proposta pelo ministro Gilmar Mendes visa uma conciliação entre os estados que contestam sobre os cortes do programa no Nordeste.
Nessa sexta-feira (15), Wellington Dias, governador do Piauí, participou de audiência de conciliação entre a União e representantes de 8 estados nordestinos contra cortes do Bolsa Família na região. A audiência proposta pelo ministro Gilmar Mendes visa uma conciliação entre os estados que contestam sobre os cortes do programa no Nordeste.
O governador afirmou que a distribuição desproporcional do beneficio para população carente da região, seria uma forma de discriminação a região Nordeste.
- Foto: Luis Marcos/ ViagoraGovernador Wellington Dias
“Nós recorremos contra uma discriminação contra o Nordeste. Estamos tendo um represamento no atendimento aos mais pobres com o Bolsa Família, acima da proporção da nossa população. Ou seja, tem estado brasileiro do sul que consegue ter mais que o Nordeste inteiro nos novos atendimentos. A ideia é que seja feita de forma proporcional”, afirma Wellington Dias.
Os governadores representantes dos 8 estados nordestinos presentes na audiência concordaram que vão combater a qualquer fraude que seja comprovada, por isso pessoas que sejam assalariadas ou possuam renda como empreendedor deverão ser desligadas do benefício, conforme a regra prevista para receber o Bolsa Família.
A audiência foi encerrada sem uma proposta conciliadora da União para solucionar o problema da distribuição desproporcional do Bolsa Família e a resolução da ação ficou por conta dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
A liminar proposta pelos governadores dos estados nordestinos para que o Governo Federal suspendesse os cortes do Bolsa Família e passasse a liberar o recurso de maneira proporcional para ampliar o número de famílias atendidas pelo programa foi acolhida pelo ministro Marco Aurélio, relator da ação, ainda em 2020. Apesar da maioria dos votos do STF serem favoráveis a ação (6 votos favoráveis ate o momento) os governadores compareceram a audiência conciliatória.
-
Secretaria do Meio Ambiente lança 20ª fase da Operação Cerrado Vivo no Piauí
Segundo o diretor de Fiscalização Ambiental da Semarh, Major Denio Marinho, a operação foi articulada após vários alertas disparados via satélite que indicavam áreas sendo desmatadas no sul do estado. -
Teresina e Parnaíba recebem sistema de videomonitoramento avaliado em 31 milhões
O investimento, autorizado pelo senador Marcelo Castro por meio da Comissão de Segurança Pública do Congresso Nacional, visa fortalecer a segurança pública -
Proerd forma mais de 240 crianças no Sesc Cajuína em Teresina
Segundo o Governo do Piauí, o projeto é realizado pela Polícia Militar do Piauí (PM-PI), por meio do Comando de Polícia Comunitária(CPCOM). -
Prefeitura de Teresina tem débito de R$ 800 milhões, revela Marco Antônio Ayres
O engenheiro e futuro secretário de planejamento evidenciou que os débitos são relativos a fornecedores contratados para diversos serviços. -
Bombeiros e carteiros lançam Campanha Papai Noel dos Correios 2024 no Piauí
O prazo para adoção das cartinhas segue até dia 15 de dezembro, segundo os Correios.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir