Carreata alerta sobre importância da prevenção ao câncer em Teresina
Carreata de ResPEITO foi realizada pela a Rede Feminina de Combate ao Câncer do Piauí (RFCC-PI)
Em alusão ao Outubro Rosa, a Rede Feminina de Combate ao Câncer do Piauí (RFCC-PI) realizou no último dia 15, a Carreata de ResPEITO buscando conscientizar toda a população sobre a importância do combate contra o câncer de mama.
A campanha tem por objetivo chamar a atenção de todos os públicos sobre a importância de se procurar um especialista em mastologia para tratar em tempo hábil possíveis mazelas que afetam as glândulas mamárias.
- Foto: RFCC-PICarreata lembra sobre a relevância do combate ao câncer de mama
A presidente da RFCC-PI, Carmen Campelo, relata que existe uma enorme burocracia para que as mulheres cheguem até o primeiro exame de mamografia. "As mulheres, ainda hoje, estão tendo dificuldade de acesso ao diagnóstico. Infelizmente é uma realidade não só aqui no Piauí, mas em todo o Brasil. Mas aqui no Piauí, mesmo que exista a Lei dos 60 dias, ela não está sendo cumprida. Infelizmente, elas ficam em uma fila de espera, e isso é preocupante porque o interessante é que o câncer de mama seja diagnosticado precocemente", afirma.
O percurso da carreata aconteceu ao longo da Av. Raul Lopes, zona Leste de Teresina, com início em frente à nova unidade do Sesc da Av. Cajuína, seguindo até o balão da ponte da Primavera e retornando novamente ao ponto de saída.
Câncer de Mama no Brasil
Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) revelam que apenas em 2020, 13% dos casos de câncer de mama poderiam ter sido evitados pela redução de hábitos relacionados ao estilo de vida. Excesso de peso, alimentação inadequada, consumo de bebidas alcoólicas e falta de atividade física são alguns dos exemplos.
No Brasil, o câncer de mama é o que mais incide entre as mulheres. De acordo com dados do Inca, só em 2021 devem ser registrados 66 mil novos casos.
-
Sesapi conclui obra de reforma da Farmácia do Povo em Parnaíba
A reforma da unidade Parnaíba atende aos critérios da legislação vigente para as boas práticas de armazenamento e dispensação de medicamentos. -
Hospital Estadual de Esperantina realiza mais de 2 mil cirurgias em 2024
O hospital apresentou um aumento de 28% nas cirurgias eletivas em relação ao ano de 2023 -
Hospital Infantil de Teresina promove ação natalina para crianças internadas
A ação ocorreu nessa quarta-feira (11), e contou com a visita do Papai Noel e da Mamãe Noel -
Sesapi lança cartilha educativa para cuidados com gestantes no Piauí
O lançamento ocorreu nessa terça-feira (10), no auditório da Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (NMDER). -
Sesapi recomenda funcionamento das UBSs no recesso de fim de ano
O documento foi assinado pelo secretário de Saúde, Antônio Luiz Soares.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir