TCE ratifica decisão que suspende contrato da prefeita de Esperantina
A ratificação por unanimidade aconteceu em sessão plenária no último dia 23 de setembro pela Corte de Contas.
O pleno do Tribunal de Contas do Estado ratificou a decisão monocrática do conselheiro Delano Carneiro da Cunha Câmara que determinou a suspensão de todos os atos relativos ao contrato assinado, sem licitação, pela prefeita de Esperantina Ivanária Sampaio com o escritório de advocacia Monteiro & Monteiro Sociedade de Advogados.
A ratificação por unanimidade, aconteceu em sessão plenária no último dia 23 de setembro e contou com os votos dos conselheiros: Lilian de Almeida Veloso Nunes Martins (Presidente), Abelardo Pio Vilanova e Silva, Joaquim Kennedy Nogueira Barros, Waltânia Maria Nogueira de Sousa Leal Alvarenga, Kleber Dantas Eulálio, e os Cons. Substitutos Delano Carneiro da Cunha Câmara e e Alisson Felipe de Araújo.
Sobre o contrato
Através de decisão expedida no dia 21 de setembro, o conselheiro Delano Carneiro da Cunha Câmara, do Tribunal de Contas do Estado, acolheu representação do MPC e mandou suspender o contrato.
O Ministério Público de Contas (MPC), através do procurador Márcio André Madeira, entrou com representação na corte apontando irregularidades no contrato de nº 071/2021 da prefeitura de Esperantina com o escritório Monteiro & Monteiro, que tem por objeto a recuperação de valores não repassados corretamente ao FUNDEB.
O procurador alegou que no extrato de contrato não consta o valor contratual, é indicado apenas a porcentagem em relação ao êxito da demanda. O MPC entendeu que realizar pagamento através de uma proporção sobre o valor ganho na ação, no caso, de R$0,20 (vinte centavos) para cada R$ 1,00 (um real) recuperado, representa contrato de risco ao município, pois a remuneração do contratado fica condicionada ao êxito da demanda.
Esperantina
Piauí
Ministério Público de Contas do Piauí - MPC-PI
Tribunal de Contas do Estado do Piauí - TCE-PI
Ivanária Sampaio
-
Valdemir Virgino defende entendimento na eleição para presidência da Câmara
O vereador afirmou que as discussões sobre a eleição da Mesa Diretora seguem em andamento visando uma convergência. -
Sejus do Piauí e Justiça Federal discutem benefícios sociais para detentos
De acordo com o juiz Sandro Helano, é necessário assegurar o acesso à informação aos detentos, pois muitos não conhecem seus direitos e não exercem sua cidadania. -
Sílvio Mendes e vice-presidente Geraldo Alckmin se reúnem em Brasília
O prefeito eleito compartilhou em suas redes sociais o encontro e afirmou que Alckmin se mostrou disponível para contribuir com projetos destinados à Capital. -
Dr. Pessoa reúne secretariado e discute sobre prevenção de enchentes em Teresina
Devido ao histórico de alagamento em várias regiões da cidade, Dr.Pessoa discutiu medidas de ações que visam a limpeza de bueiros, galerias e canais e sinalizou as áreas de risco. -
PT será uma bancada unida por Teresina, declara Venâncio Cardoso
O parlamentar afirmou que o PT manterá postura de independência e não vai se envolver politicamente na gestão de Sílvio Mendes.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir