Tribunal de Justiça nega habeas corpus a Arimatéia Azevedo
A decisão foi dada no último dia 19 de outubro de 2021 pelo desembargador Joaquim Dias de Santana Filho.
O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), através do desembargador Joaquim Dias de Santana Filho, indeferiu o pedido de liberdade ao jornalista Arimatéia Azevedo, preso pela Polícia Civil em Teresina, após ser acusado do crime de extorsão contra um empresário. A decisão foi dada no último dia 19 de outubro de 2021.
O jornalista foi preso preventivamente no dia 7 de outubro pela Polícia Civil do Piauí e essa é a segunda vez que a defesa tenta a liberdade de Arimatéia.
- Foto: DivulgaçãoJornalista Arimatéia Azevedo
De acordo com a defesa do jornalista, a decisão que determinou a prisão do proprietário do Portal AZ tratou indícios produzidos pela autoridade policial como provas, sem indicar qualquer elemento concreto que pudesse fazer frente à argumentação policial, atribuindo aos indícios caráter de prova plena, em verdadeira condenação antecipada. A defesa alegou ainda que os fatos narrados pela vítima não são atuais, de forma que a prisão preventiva carece de contemporaneidade.
Conforme o desembargador Joaquim Dias, não há temor da condenação antecipada. A prisão preventiva, instaurada por ordem do juiz da Central de Inquéritos, não é ligada ao juiz da Instrução e Julgamento, que deverá examinar mais minuciosamente a necessidade das medidas cautelares, assim como as provas e elementos informativos.
O desembargador ressaltou na decisão que não é a primeira vez que o jornalista tem sido alvo de investigação pela prática de extorsão.
O magistrado não vislumbrou ilegalidade, abuso de poder ou teratologia a fim de justificar a liminar, razão pela qual indeferiu o pedido de liberdade ao jornalista.
Relembre o caso
Em junho de 2020, Arimatéia Azevedo foi preso em função de investigação instaurada para apurar a prática do crime de extorsão contra o médico da capital. A operação foi realizada pelo Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco).
Na ocasião, o jornalista teve a prisão domiciliar concedida dias após ser detido. Em novembro do ano passado, na decisão proferida pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), o empresário foi posto em liberdade.
Homem é executado a tiros enquanto dormia em casa na zona rural de Teresina
Segundo informações preliminares, a vítima teve sua casa invadida e foi alvejada enquanto estava dormindo no quarto com sua esposa.Menina de 4 anos que foi envenenada em Parnaíba morre no HUT
A criança veio a óbito na noite dessa terça-feira (21), ela é a quinta vítima da mesma família que foi envenenada com inseticida “terbufós”.Homem suspeito de "dar grau" e debochar da polícia é preso em Teresina
O cumprimento do mandado de prisão foi na manhã desta quarta-feira (22), no bairro Vale Quem TemPiauí tem quatro projetos classificados na 1ª etapa do Hackathon de Segurança
Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), os dados foram divulgados nessa segunda-feira (20) pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.Idoso suspeito de estupro no Distrito Federal é preso durante operação em Teresina
A operação foi realizada nesta terça-feira (21) pela Diretoria de Operações Policiais - DEOP, junto ao Departamento Estadual de Narcóticos (Denarc).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir