Lei torna obrigatória instalação de itens de segurança em bancos no Piauí
Segundo Flávio Nogueira Júnior, pelo projeto fica estabelecido que todas as agências das instituições financeiras deverão ter vigilantes com coletes balísticos e armados.
O deputado estadual Flávio Nogueira Júnior (PDT) quer tornar obrigatória a instalação de itens de segurança em instituições financeiras e postos de atendimento bancário no Estado do Piauí.
Conforme o parlamentar, pelo projeto fica estabelecido que todas as agências das instituições financeiras deverão ter vigilantes com coletes balísticos e armados, conforme normas de lei federal, alarme interligado entre as agências e as instituições policiais mais próximas, cofre com dispositivo temporizador, circuitos de filmagem interno e externo, detector de metais e portas com travamento automático.
- Foto: Luis Marcos/ ViagoraDeputado Flávio Nogueira Jr
Segundo o deputado, alguns itens de segurança impostos anualmente não são eficazes. “Passados quase dez anos da edição da Lei 6.168/2012, alguns dos itens de segurança impostos atualmente não se mostram eficazes e podem até mesmo facilitar a atividade criminosa, além de impor riscos desnecessários à população. É importante lembrar que a integração entre a Segurança Pública e a áreas de segurança dos bancos, pautadas em ações de inteligência, vem surtido efeitos diretos na prevenção e prática de delitos”, explica.
O deputado ressalta que no Piauí, segundo dados do Banco Central, existem 155 agências bancárias e 141 postos de atendimento bancário, sendo que no último ano foram registrados apenas dois assaltos nas agências e nenhum nos postos de atendimento. “Especificamente no ataque a caixas eletrônicos, no período de 2012 a 2021, ano após ano é possível verificar uma queda acentuada”, diz.
Ainda de acordo com o deputado estadual, em 2014, por exemplo, ano em que houve o maior número de ataques a caixas eletrônicos no Piauí, foram 46 atos criminosos, com 24 consumados e 22 sem sucesso. Já em 2020 foram registrados apenas 14 ataques, com apenas três casos consumados.
O deputado estadual Gessivaldo Isaias (Republicanos) é o relator do Projeto de Lei Ordinária 225/2021 na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa.
Teresina
Piauí
Flávio Nogueira Júnior
Assembleia Legislativa do Estado do Piauí - Alepi
Gessivaldo Isaías
Prefeitura de Esperantina abre inscrições para o Auxílio Universitário 2025
O objetivo do programa é contribuir para cobrir despesas relacionadas ao transporte, material didático e outras necessidades acadêmicas.Governador Rafael Fonteles visita áreas atingidas pelas chuvas em Picos
A visita ocorreu nessa terça-feira (21), onde Rafael reforçou que o foco do Governo do Estado é acelerar o atendimento às famílias afetadas e a reconstrução das áreas urbana e rural da cidade.Prefeitura de Esperantina reúne agricultores familiares para compra da merenda escolar
O encontro ocorreu nessa terça-feira (21), no auditório da Secretaria Municipal de Educação, na cidade EsperantinaTeresina inicia estudo para implantação de ônibus elétricos no transporte público
De acordo com a Prefeitura, o projeto busca modernizar a mobilidade urbana; a expectativa é de que os primeiros ônibus elétricos comecem a circular em 2026Prefeitura de Teresina nomeia 311 professores aprovados no concurso da Semec
A nomeação, autorizada pelo prefeito Silvio Mendes, foi assinada pelo secretário Ismael Silva e publicada no Diário Oficial do Município.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir