Justiça cassa mandato de vereador da cidade de Morro do Chapéu
Conforme o Ministério Público Eleitoral, as investigações para apurar denúncias de compra e venda de votos no município foram iniciadas em outubro de 2020.
Nesta quinta-feira (16), o Ministério Público Eleitoral, através do Juiz Eleitoral da 41ª Zona, o juiz de Direito Arilton Rosal Falcão Júnior, julgou procedente a Ação de Investigação Judicial Eleitoral, apresentada pelo Ministério Público.
Dessa forma, a justiça decretou a inelegibilidade, pelo período de oito anos, além da cassação do mandato e nulidade de todos os votos atribuídos ao vereador Carlos Costa Aguiar, conhecido por Carlão, que atua no município de Morro do Chapéu.
- Foto: ViagoraTribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI).
Conforme o Ministério Público Eleitoral, as investigações para apurar denúncias de compra e venda de votos no município foram iniciadas em outubro de 2020, pela Promotoria Eleitoral da 41ª Zona Eleitoral, através do promotor de justiça, Raimundo Nonato Ribeiro Martins Júnior.
Um procedimento preparatório prévio foi instaurado para embasar a ação, no qual foram ouvidos 09 eleitores, cumpridos 03 Mandados de Busca e Apreensão no município.
Além disso, também foi realizado pesquisas em Sistema de Dados Integrados, expedidos ofícios para análise da veracidade das informações e, assim como análise comparativa entre o número de votos recebidos pelo candidato nas seções onde havia suspeita de captação ilícita de sufrágio e abuso de poder econômico.
As investigações resultaram na apreensão de uma agenda que possuia anotações dos benefícios que foram pedidos e fornecidos aos eleitores do vereador.
O vereador Carlos Costa Aguiar deve ser afastado imediatamente de suas funções junto a Câmara Municipal de Vereadores, não havendo recurso ou sendo mantida a sentença, além de pagar uma multa cominada no valor de R$ 53.205,00.
Outro lado
O Viagora procurou o vereador para falar sobre o assunto, mas até o fechamento da matéria ele não foi localizado. O espaço permanece aberto para esclarecimentos.
Teresina
Piauí
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI
Ministério Público Eleitoral
Teresa Britto diz que federação prejudicou desempenho do PV no Piauí
A vice-presidente nacional do PV manifestou sua insatisfação com a federação a qual faz parte e explicou que a estratégia prejudica os partidos menores, que acabaram por "encolher".Deputada Bárbara Soares salva criança vítima de afogamento em Francisco Macedo
Conforme a assessoria da parlamentar, a médica prestigiava uma comemoração política de um vereador eleito quando a criança estava se afogando em uma piscina no local.PDT será base administrativa do prefeito eleito Sílvio Mendes, diz Enzo Samuel
O parlamentar também destacou o compromisso da Casa Legislativa em votar um orçamento que seja satisfatório para resolver as problemáticas da cidade.Vamos trabalhar por Teresina e ajudar Sílvio Mendes, diz Zé Filho
O vereador comentou sobre a posição da bancada do PSD em relação a futura administração do prefeito eleito, Sílvio Mendes.Promotor quer nova convocação de prova de títulos para concursos da Semec de Teresina
Ao Viagora, a Secretaria Municipal de Educação de Teresina (Semec) explicou que a recomendação já foi encaminhada a banca examinadora, que deve se manifestar posteriormente.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir