MP discute em audiência situação do transporte público de Teresina
A Procuradoria pontuou que está prestando assistência para que a Strans consiga se estruturar e trabalhar de forma mais eficiente.
Nessa terça-feira (16), o Ministério Público do Estado do Piauí, por meio da 32ª Promotoria de Justiça de Teresina, realizou audiência para debater sobre o transporte público coletivo da capital.
O procurador-geral do Município, Aurélio Lobão, e representantes do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Teresina (Setut) e da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) também estiveram presentes.
- Foto: Divulgação/MPPI
Audiência sobre o transporte público da capital.
Durante a audiência, a promotora de Justiça Maria das Graças do Monte, titular da 32ª PJ, que é especializada na defesa dos consumidores, ouviu todos os presentes, a fim de obter informações sobre o trabalho desenvolvido pelo poder público municipal e pelas concessionárias.
Aurélio Lobão, ressaltou que a gestão tem dedicado bastante atenção ao transporte coletivo, com o objetivo de intensificar a fiscalização das empresas, bem como verificar o cumprimento de todas as obrigações assumidas pelas concessionárias prestadoras do serviço de transporte.
A Procuradoria também pontuou que está prestando assistência para que a Strans consiga se estruturar e trabalhar de forma mais eficiente. Os representantes do Setut relataram que a greve dos motoristas e cobradores foi suspensa por noventa dias, tendo em vista acordo celebrado junto ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT).
Também foi pontuada a necessidade de constante diálogo com o município, bem como o cumprimento das obrigações do contrato de concessão, em especial, o repasse dos subsídios para as empresas do setor.
Em resposta, o superintendente da Strans Cláudio Pessoa ressaltou que medidas administrativas e judiciais estão sendo adotadas para corrigir irregularidades no sistema e melhorar o serviço ofertado aos usuários.
Ao final da reunião, o MPPI solicitou que o Município realize auditoria nos contratos e acordos celebrados com as concessionárias, a fim de garantir o equilíbrio econômico-financeiro do instrumento, bem como a modicidade das tarifas cobradas aos usuários.
Uma nova audiência será marcada, com a presença do Tribunal de Contas do Estado para somar esforços na fiscalização dos acordos e contratos assinados.
Teresina
Piauí
Setut
Strans
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI
Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região - TRT-22
-
Promotor investiga J Monte Construções por não pagar dívida de R$ 421 mil de ICMS
A empresa foi procurada para falar sobre o assunto e informou que não deseja se manifestar no momento. -
Abrigo São Lucas recebe produtos doados pelo Imepi em Teresina
A instituição recebeu prato, espaguete, açúcar, feijão, biscoito, doces, chás, guardanapos, entre outros itens. -
Sílvio Mendes implanta ponto eletrônico para terceirizados em todos órgãos municipais
O ponto eletrônico passa a ser requisito obrigatório tanto para contratos em vigor quanto para os que forem celebrados futuramente. -
Esperantina recebe ação da Campanha Abril Laranja nesta quarta-feira
O evento acontecerá a partir das 16h, na Praça Leônidas Melo visando promover a conscientização contra os maus-tratos aos animais. -
Semec de Teresina divulga resultado da chamada pública para compra de alimentos
De acordo com a prefeitura, a lista inclui 28 proponentes habilitados para o fornecimento de alimentos a rede municipal.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir