MP apura irregularidades em hospital na cidade de Demerval Lobão
A promotora Rita de Cássia Carvalho instaurou um Inquérito Civil para apurar as condições em que o Governo do Estado está mantendo o Hospital Local João Luiz de Moraes.
O Ministério Público do Estado do Piauí, por meio da promotora de Justiça Rita de Cássia de Carvalho Rocha, instaurou um Inquérito Civil para investigar as condições em que o Governo do Estado está mantendo o Hospital João Luiz de Moraes, situado no município de Demerval Lobão.
De acordo com a Portaria nº 07/2021, o Relatório da Inspeção Sanitária nº 498/2019, elaborado pela Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (DIVISA), constatou que o Hospital Local João Luiz de Moraes apresenta não conformidades que necessitam de correções e adequações à RDC nº 15/2012, bem como, necessita ampliar o quadro de funcionários para melhor gerenciamento dos riscos e qualidade nos processos de trabalho e assistência prestada aos pacientes.
O relatório apontou que o hospital encontra-se com a Unidade Ambulatorial de Clínica Médica e Urgência, Centro de Parto Normal e Centro Cirúrgico sem funcionamento, e que não dispõe de pediatra e neonatologista para a adequada assistência aos neonatos.
A inspeção constatou ainda que o estabelecimento funciona sem licença sanitária, requisito imprescindível para regularidade da prestação de serviços de saúde por qualquer unidade hospitalar, e que, para liberação da licença sanitária, o serviço deverá cumprir os itens do Termo de Obrigações, nos prazos estabelecidos, assim como regularizar sua situação cadastral junto à DIVISA.
A DIVISA alegou que o não cumprimento das obrigações sanitárias consignadas no relatório configurará infração sanitária, nos termos da Lei Federal nº 6437/77, art. 10, inciso XXIX.
O MPPI considerou então que o Hospital Local João Luiz de Moraes foi contemplado para realização de 150 procedimentos cirúrgicos seletivos, a serem financiados com recursos da Portaria GM/MS nº 1996, de 26 de julho de 2019, que prorroga a estratégia de ampliação do acesso aos Procedimentos Cirúrgicos Eletivos, no âmbito do SUS, conforme informações encaminhadas pela Superintendência Estadual de Gestão de Rede de Média e Alta Complexidade.
O órgão ministerial considerou ainda que o hospital é referência para os municípios circunvizinhos (Agricolândia, Lagoa do Piauí, Miguel Leão, Passagem Franca, São Felix, Monsenhor Gil, Curralinhos, São Miguel da Baixa Grande, Lagoinha e Prata do Piauí), integrantes do Território Entre Rios, de modo que seu regular funcionamento possibilitará o cumprimento dos princípios constitucionais da hierarquização e da descentralização das ações, além de reduzir a superlotação das unidades hospitalares de Teresina.
O Ministério Público mencionou que devido ao prazo de 180 dias para conclusão do Procedimento Preparatório nº 13/2019 (SIMP nº 790-150/2019), instaurado com o fito de acompanhar e fiscalizar a adequação do Hospital João Luís de Moraes às normas sanitárias vigentes, já estar próximo do seu encerramento sem que tenham sido realizadas as investigações suficientes, é necessária a continuação das diligências.
Diante dos fatos, a promotora resolveu converter o Procedimento Preparatório nº 13/2019 no Inquérito Civil Público nº 02/2021, visando à apuração dos fatos noticiados, de molde a investigar se o Governo do Estado do Piauí vem promovendo a adequação do Hospital João Luís de Moraes, situado no município de Demerval Lobão, às normas sanitárias vigentes, definindo seu perfil assistencial para os municípios do Território Entre Rios.
Outro lado
O Viagora procurou a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí, para falar sobre o assunto. Através da assessoria de comunicação a Sesapi informou que ainda não foi notificada.
Demerval Lobão
Piauí
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI
Vigilância Sanitária do Piauí
Governo do Piauí
Audiência pública discute problema de abastecimento de água em Esperantina
O evento, que contou com participação popular, reuniu autoridades, representantes da AGESPISA, lideranças comunitárias e moradores no plenário da Casa Legislativa.Sesapi receberá mais de dez mil oxímetros da Receita Federal nesta sexta
A cerimônia de entrega acontecerá às 8h30, no auditório da Delegacia da Receita Federal,Governo do Piauí autoriza 30 servidores a participarem de Missão Educacional em Singap
Os servidores da Secretaria de Estado da Educação do Piauí ficarão afastados de suas atividades sem prejuízo da remuneração do seu cargo efetivo, da função comissionada ou do cargo em comissão.MP investiga ex-prefeito de Lagoa do Piauí por contrato sem licitação de R$ 78 mil
A promotora de justiça Rita de Cássia de Carvalho Rocha Gomes de Souza assinou a portaria, publicada no Diário Oficial do MPPI.Educação de Esperantina realiza formação do PPAIC com foco na aprendizagem
A medida visa reduzir os impactos da estiagem na produção agrícola e no abastecimento de água no interior do estado.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir