“60% dos trabalhadores foram demitidos”, diz Sintetro na CPI
O presidente do Sintetro, Ajuri Dias, foi o primeiro a prestar depoimento na CPI do Transporte Público na Câmara Municipal de Teresina.
Na manhã desta terça-feira, 18 de maio, o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transporte Rodoviário do Piauí (Sintetro) concedeu o primeiro depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Transporte Público na Câmara Municipal de Teresina.
O presidente do Sintetro, Ajuri Dias, afirmou que desde o início da pandemia, em março de 2020, os trabalhadores têm tido perdas de direitos, como cortes nos salários e não pagamento de ticket alimentação e plano de saúde. Além disso, cerca de 60% dos funcionários teriam sido demitidos.
- Foto: Luís Marcos/ ViagoraPresidente do Sintetro, Ajuri Dias.
“Em março de 2020, iniciaram os problemas do sistema. O presidente do Setut assinou um termo aditivo onde o repasse do salário teria 4,48% de reajuste, que seria até 2021. Com o início da pandemia, o Setut deixou de pagar os salários e benefícios. A partir daí, começaram as demissões, cerca de 60% dos trabalhadores foram demitidos, além daqueles que fizeram acordo e que perderam direitos. Chegamos ao ponto em que alguns têm problemas psicológicos, adoecem e precisam de ajuda para se alimentar. Outros vivem com doações e ajuda dos parentes”, disse.
Ajuri Dias comentou ainda que o Setut teria se negado a negociar com os trabalhadores, que agora trabalham e recebem por diária.
“Hoje, o trabalhador ganha por diária, se ele trabalhar, ele recebe a diária, se não trabalhar, não recebe. Essa situação partiu do Setut. Em nenhum momento se valorizou o trabalhador, em nenhum momento o Setut mostrou interesse em dialogar e entrar em um acordo”, completou.
Servidores do hospital de Paulistana cobram do prefeito pagamento de salários atrasado
De acordo com os servidores, os pagamentos já estão há pelo menos dois meses atrasados e a situação tem afetado mais de 50 funcionários.Não houve diálogo com Enzo sobre presidência da Câmara de Teresina, diz Petrus Evelyn
Petrus explicou que não vê espaço para o diálogo, tendo em vista que Enzo nunca atendeu sua demanda em relação à lista atualizada de todos os comissionados na Casa.Severo Eulálio diz que discussões sobre eleições de 2026 foram antecipadas
O deputado afirmou que ainda há muito tempo para iniciar os debates sobre o próximo pleito e destacou que o foco do momento é o trabalho em prol do estado.Juiz condena ex-prefeito de Capitão Gervásio Oliveira a devolver R$ 457 mil
O ex-prefeito Antônio Coelho também foi condenado à suspensão dos direitos políticos pelo prazo de cinco anos.Promotor investiga contratos de R$ 32 milhões sem licitação da Semec de Teresina
A Secretaria Municipal de Educação informou, através da assessoria de comunicação, que não foi notificada e a Assessoria Jurídica esclareceu que a Semec não tem contratação direta/ emergencial.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir