Ministério Público inspeciona Farmácia Central de Demerval Lobão
Segundo o órgão ministerial, a vistoria teve como objetivo verificar como ocorre a assistência farmacêutica no município.
O Ministério Público do Piauí (MPPI), por meio da Promotoria de Justiça de Demerval Lobão e com apoio do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CAODS), realizou uma visita técnica de forma virtual à Farmácia Central de Demerval Lobão com o objetivo de verificar como ocorre a assistência farmacêutica no município na última segunda-feira (03).
Segundo o MPPI, o trabalho aconteceu de forma virtual e contou com a participação, além dos integrantes do MPPI, de representantes do CRF (Conselho Regional de Farmácia), das Vigilâncias Sanitárias Municipal e Estadual e do Conselho Municipal de Saúde de Demerval Lobão. Durante a inspeção, a equipe conheceu as instalações físicas da farmácia e a composição de profissionais que atuam na unidade.
Conforme o Ministério Público, ao final da vistoria ficou definido o prazo de 04 meses para o município de Demerval Lobão elaborar e aprovar pelo Conselho Municipal de Saúde da Relação Municipal De Medicamentos Essenciais (REMUME). Em 45 dias, deve ser implantado o Sistema Hórus no município, a ferramenta é disponibilizada pelo Ministério da Saúde para o controle de medicações.
- Foto: Divulgação/MPPI
MPPI realiza inspeção na Farmácia Central de Demerval Lobão
Outra medida a ser executada consiste na adequação do espaço físico da Farmácia Central, para essa ação os gestores terão o prazo de 30 dias. Porém, de modo imediato, eles deverão organizar os medicamentos em prateleiras, sendo retirados do chão dentro de prazo de até 10 dias. Nessas duas ações, a gestão municipal deverá encaminhar à Promotoria de Justiça de Demerval Lobão fotos para comprovar o atendimento das solicitações.
Na oportunidade, a promotoria pediu ainda que os responsáveis pela assistência farmacêutica monitorem os medicamentos termolábeis, comprovando ao órgão ministerial as adequações para que esses tipos de medicamentos sejam armazenados a uma temperatura entre 2 a 8 graus. Já que são medicamentos sensíveis à ação da temperatura. O prazo estipulado para o atendimento dessa requisição do MPPI é de 10.
A visita foi coordenada pelos promotores de Justiça Rita de Cássia, titular da PJ de Demerval Lobão, e Jorge Luiz da Costa Pessoa, que auxilia a coordenação do CAODS. Participaram também os médicos do MPPI, Celso Pires Filho e Viviane Pompeo, os coordenadores da assistência farmacêutica de Demerval Lobão, Larissa Costa, e da atenção básica em saúde, Josenildo Cruz.
Governo do Piauí autoriza 30 servidores a participarem de Missão Educacional em Singap
Os servidores da Secretaria de Estado da Educação do Piauí ficarão afastados de suas atividades sem prejuízo da remuneração do seu cargo efetivo, da função comissionada ou do cargo em comissão.MP investiga ex-prefeito de Lagoa do Piauí por contrato sem licitação de R$ 78 mil
A promotora de justiça Rita de Cássia de Carvalho Rocha Gomes de Souza assinou a portaria, publicada no Diário Oficial do MPPI.Educação de Esperantina realiza formação do PPAIC com foco na aprendizagem
A medida visa reduzir os impactos da estiagem na produção agrícola e no abastecimento de água no interior do estado.Operação Páscoa: Imepi fiscaliza produtos da Semana Santa
De acordo com o Imepi, os produtos recolhidos serão periciados no laboratório do Setor de Pré-medidos.Prefeitura de Esperantina abre processo para seleção de Conselheiros de Meio Ambiente
Serão escolhidos cinco (05) representantes titulares e cinco (05) suplentes, entre organizações e entidades com atuação na área ambiental no município.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir