Ministério Público fiscaliza retorno às aulas presenciais em Nazária
A promotora Flávia Gomes realizou uma audiência com a secretária municipal de Educação de Nazária, Creane de Sousa, e o procurador do município, Flayne Vale.
Nessa quarta-feira, 28 de julho, o Ministério Público do Piauí (MPPI) realizou uma audiência virtual com a secretária municipal de Educação de Nazária, Creane de Sousa, e o procurador do município, Flayne Vale.
Segundo o órgão ministerial, a audiência teve o objetivo de acompanhar e fiscalizar o plano de retorno às atividades escolares presenciais na rede municipal de ensino de Nazária.
Organizada com o auxílio, do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e Cidadania (CAODEC), a audiência integra o Procedimento Administrativo SIMP nº 000019-033/2021, da 38ª Promotoria de Justiça de Teresina.
- Foto: Divulgação/MPPIAudiência do Ministério Público do Piauí com a Secretaria de Educação de Nazária.
A atual representante da 38ª Promotoria de Justiça de Teresina e coordenadora do CAODEC, promotora Flávia Gomes, questionou aos participantes da reunião sobre o andamento do planejamento para o retorno às aulas presenciais no segundo semestre deste ano e a respeito do processo de vacinação dos profissionais da educação da cidade.
Na audiência, a secretária municipal de Educação de Nazária, Creane de Sousa, esclareceu que a previsão é para o seguimento das aulas de forma remota devido a existência de ação civil pública no Ministério do Trabalho que inviabiliza o retorno dos professores para o regime presencial de trabalho. A respeito desse assunto, o procurador do município, Flayne Vale, informou que no município existem apenas professores com vínculo estatutário.
“Em Nazária não há professores celetistas, por isso, a decisão da Justiça do Trabalho não se aplica. Já recorremos e conseguimos que os profissionais cumpram o horário pedagógico no ambiente escolar. Agora, estamos aguardando o trâmite legal da ação”, disse o procurador.
De acordo com os esclarecimentos prestados, no município de Nazária, 100% dos professores foram vacinados com a primeira dose da vacina contra a covid-19.
“O que queremos é colher informações. E a demonstração que dentro das condições sanitárias, pedagógicas e jurídicas, o município mostre a movimentação para o retorno das atividades escolares presenciais”, ressaltou Flávia Gomes.
O MPPI irá emitir uma recomendação ao município para que iniciem as tratativas do retorno das aulas presenciais. O documento deve, ainda, trazer instruções quanto ao fornecimento da merenda escolar, a busca ativa dos estudantes, entre outros aspectos.
-
Ministra Margareth Menezes vai lançar Programa Rouanet Nordeste em Teresina
A solenidade acontecerá nesta quinta-feira (28), às 15h no auditório Canoas do Hotel Blue Tree Towers Rio Poty. -
Procurador-geral do Estado recebe medalha de grau comendador do TJ-PI
A solenidade que prestou homenagem a servidores e personalidades do estado ocorreu nessa segunda-feira (25), no Plenário do Palácio da Justiça em Teresina. -
Bombeiros do Piauí conhecem fabricação de veículos para a corporação na Espanha
O objetivo da visita foi conhecer as instalações da indústria, especializada na fabricação de vestuário, equipamentos e veículos para segurança -
Agenda Teresina 2030 e ONU realizam fórum sobre impacto das mudanças climáticas
O I Fórum de Justiça Climática de Teresina contará com a participação de especialistas locais e representantes do UNFPA/ONU -
Seplan adota aplicativo para agilizar processos administrativos no Piauí
O secretário do planejamento, Washington Bonfim, enfatizou a importância do aplicativo para a transformação digital do órgão e do governo como um todo
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir