Centro de Valorização da Pessoa Idosa de Teresina será inaugurado segunda
De acordo com a prefeitura, o local vai ofertar serviços da proteção básica e especial da assistência social.
Nesta segunda-feira (30), a Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), vai inaugurar o Centro de Valorização da Pessoa Idosa (CVPI), no bairro Angelim, na zona Sul da capital.
De acordo com a prefeitura, o serviço reúne o Centro de Convivência “Jatobá” e a nova unidade, o Centro Dia “Jequitibá”.
- Foto: AscomCentro de Valorização da Pessoa Idosa, na zona Sul de Teresina.
Segundo a Semcaspi, o Centro de Valorização da Pessoa Idosa vai ofertar serviços da proteção básica e especial da assistência social e no Centro de Convivência “Jatobá”, as ações são voltadas para o fortalecimento dos vínculos familiares e prevenção de situações de violação de direitos. Já no Centro Dia “Jequitibá”, as atividades são para pessoas idosas que já vivenciaram algum tipo de violência e que precisam de atenção especializada.
O secretário da Semcaspi, Allan Cavalcante explica que o público a ser atendido no Centro de Valorização é o referenciado pelas unidades de atendimento nos Cras e Creas e que os idosos poderão participar de oficinas e outras atividades de lazer.
“O Centro de Valorização da Pessoa Idosa é mais uma meta do prefeito Dr. Pessoa e que está se cumprindo, com menos de um ano de gestão. Neste espaço, os idosos poderão estar, ao longo do dia, com atividades diversas e oficinas, fazendo com que estes idosos se sintam, de fato, valorizados. Serão realizadas atividades físicas, lúdicas, de lazer e de socialização, por meio de grupos”, pontuou.
A secretária executiva do Suas/Semcaspi, Aline Teixeira afirma que o Centro vai atender a população idosa durante o dia, com atividades que envolvem profissionais como assistentes sociais, psicólogos, terapeutas ocupacionais e cuidadores.
“A nossa ideia é ofertar os dois serviços. Será mantido o serviço do Centro de Convivência “Jatobá”, com suas atividades já existentes, e será somado ao Centro Dia de “Jequitibá”, que é mais específico para a população idosa que sofre algum tipo de violência. O Centro Dia é uma unidade de referência da Proteção Social Especial, dentro da Política Nacional de Assistência Social, que atende este público durante o dia, um suporte para estes idosos”, explicou.
Conforme a prefeitura, o Centro de Valorização da Pessoa Idosa está localizado na Avenida Jatobá, nº 9211, no Bairro Angelim I, na zona Sul da capital.
Centro Dia “Jequitibá”
Segundo a Prefeitura de Teresina, a unidade Centro Dia “Jequitibá” é a novidade do serviço e está em sua fase de implementação. O objetivo deste Centro Dia é promover atendimento especializado às pessoas idosas, que tenham algum grau de dependência de cuidados.
- Foto: AscomUnidade Centro Dia “Jequitibá”.
A Semcaspi explica ainda, que o público-alvo deste serviço é, especialmente, às pessoas idosas que tiveram suas limitações agravadas por violações de direitos, tais como isolamento, confinamento e falta de cuidados adequados.
-
Fórum discute inovação tecnológica e empreendedorismo feminino em Teresina
O evento promovido pela Associação Mulheres d'Negócios do Piauí, nessa quinta-feira (21), teve participação da secretária das Mulheres, Zenaide Lustosa. -
Detran do Piauí fornece até 95% de desconto no Refis 2024
O prazo para o Programa de Recuperação de Créditos Tributários vai até o dia 18 de dezembro de 2024. -
Mutirão emite RG digital para servidores da 2ª Vara Cível de Parnaíba
A emissão dos documentos ocorreu nos dias 11 e 14 de novembro no prédio do fórum Salmon Lustosa. -
Themístocles Filho busca parcerias com Cônsul principal do Japão em Belém
Os representantes se reuniram nessa quinta-feira (21) e discutiram temas como educação, energias renováveis, agronegócio e intercâmbio cultural. -
Badespi libera mais de R$ 326 mil em investimentos para empreendedores de União
Segundo o Governo do Piauí, no setor comercial, os recursos beneficiaram empreendedores de áreas como varejo de carnes, bares, cosméticos, vestuário e produtos alimentícios
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir