Idoso de 72 anos com suspeita da variante Delta morre em Picos
Segundo a Sesapi, o material colhido do paciente para sequenciamento genético será enviado esta semana para a FioCruz de Recife, e o resultado será liberado em até 45 dias.
Na noite desse sábado (11), o homem de 72 anos suspeito de infecção pela variante Delta morreu em decorrência das complicações da Covid-19, no Hospital Regional Justino Luz, em Picos.
A coordenadora de Epidemiologia da Sesapi, Amélia Costa, explica que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) segue com as investigações e continua com as buscas pelos contatos e já fez a identificação do ônibus, que transportou o homem de São Paulo para Picos.
- Foto: GP1
Hospital Justino Luz
“Nosso intuito em encontrar esses passageiros não é punitivo e sim rastrear os possíveis contatos, que passaram dias com o homem, que veio a falecer por causa da Covid-19. E precisamos fazer o monitoramento por questão de controle da doença”, disse.
Ainda segundo Amélia Costa, o material colhido do paciente para sequenciamento genético será enviado esta semana para a FioCruz de Recife, e tem a previsão do resultado ser liberado em até 45 dias.
“Sabendo que ele era oriundo de uma cidade que há circulação alta da variante Delta, solicitamos a unidade de saúde amostras para realização do sequenciamento genético, porém tem essa demora no envio do resultado, pois há uma grande demanda, uma vez que a FioCruz realizar o sequenciamento de amostras de todo o país”, ressaltou.
Segundo informações repassadas pela família do paciente ao hospital, o homem viajou para São Paulo no dia 12 de agosto e retornou a Picos, em um ônibus clandestino, no dia 24 do mesmo mês.
No dia 26 de agosto ele apresentou os primeiros sintomas da doença, porém só procurou o hospital no dia três de setembro, onde veio a óbito no dia 11 de setembro. A coordenadora destaca que, o homem não tinha tomado nenhuma das duas doses da vacina contra a Covid-19.
“Outra situação que levou ao agravo do quadro de saúde do paciente é o fato dele, mesmo com 72 anos, não ter tomando nenhuma dose das vacinas contra a Covid-19 e também ser portador de uma doença cardíaca crônica. Por isso alertamos para a necessidade da vacinação e da continuidade dos demais cuidados, como o uso de máscara, não aglomeração, que estão sendo negligenciados por muitas pessoas”, pontuou.
Picos
Piauí
Hospital Regional Justino Luz
Covid-19
Secretaria de Estado da Saúde - Sesapi
-
Governo do Piauí autoriza 30 servidores a participarem de Missão Educacional em Singap
Os servidores da Secretaria de Estado da Educação do Piauí ficarão afastados de suas atividades sem prejuízo da remuneração do seu cargo efetivo, da função comissionada ou do cargo em comissão. -
MP investiga ex-prefeito de Lagoa do Piauí por contrato sem licitação de R$ 78 mil
A promotora de justiça Rita de Cássia de Carvalho Rocha Gomes de Souza assinou a portaria, publicada no Diário Oficial do MPPI. -
Educação de Esperantina realiza formação do PPAIC com foco na aprendizagem
A medida visa reduzir os impactos da estiagem na produção agrícola e no abastecimento de água no interior do estado. -
Operação Páscoa: Imepi fiscaliza produtos da Semana Santa
De acordo com o Imepi, os produtos recolhidos serão periciados no laboratório do Setor de Pré-medidos. -
Prefeitura de Esperantina abre processo para seleção de Conselheiros de Meio Ambiente
Serão escolhidos cinco (05) representantes titulares e cinco (05) suplentes, entre organizações e entidades com atuação na área ambiental no município.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir