Gessivaldo Isaías propõe Programa Estadual de Combate ao Cyberbullying
O projeto prevê ações educativas direcionadas ao público escolar, especialmente aos estudantes dos ensinos fundamental e médio.
O deputado estadual Gessivaldo Isaías (Republicanos) apresentou na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), neste mês de setembro, Projeto de Lei que cria o Programa Estadual de Combate ao Cyberbullying.
Conforme o parlamentar, uma pesquisa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) apontou que 37% dos brasileiros afirmaram já terem sofrido bullying online.
- Foto: Divulgação/Alepi
Deputado Gessivaldo Isaias
O projeto prevê ações educativas direcionadas ao público escolar, especialmente aos estudantes dos ensinos fundamental e médio. Entre as ações estão colaborar para o conhecimento da comunidade escolar sobre o que é cyberbullying, fomentar a reflexão dos estudantes sobre o assunto e reforçar a necessidade de respeito aos direitos humanos e às individualidades das pessoas, combatendo toda forma de discriminação.
Às vítimas de bullying online, é proposto que tenham acesso prioritário aos serviços públicos de assistência médica, social, psicológica e jurídica, que poderão ser oferecidos por meio de parcerias e convênios.
De acordo com o deputado, no Piauí, já houve casos de suicídio decorrentes de exposição de fotos e vídeos vazados nas redes sociais. Segundo ele, no Estado existem legislações acerca do bullying, mas não de cyberbullying, o qual apresenta características específicas, as quais necessitam de ações igualmente apropriadas.
Cyberbullying
Segundo o Projeto de Lei, cyberbullying é entendido como a prática reiterada e habitual de atos de violência de modo intencional, exercida por indivíduo ou grupo de indivíduos contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de intimidar, agredir, causar dor ou sofrimento, angústia ou humilhação à vítima, efetivada por meio da rede mundial de computadores, internet, envolvendo redes sociais, sites ou qualquer outro meio digital.
Teresina
Piauí
Gessivaldo Isaías
Assembleia Legislativa do Estado do Piauí - Alepi
-
Promotora aciona prefeito Marcos Mateus na Justiça para pagar piso dos professores
A ação civil foi ajuizada pela promotora de justiça Amina Macedo Teixeira de Abreu Santiago no dia 16 de abril deste ano. -
Ex-presidente Fernando Collor é preso em Maceió após decisão do STF
O ex-chefe do executivo foi condenado em 2023 a cumprir 8 anos e 10 meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. -
Delegado pede à Justiça prorrogação de inquérito que investiga prefeito de Campo Maior
O inquérito policial visa investigar supostas contratações irregulares via inexigibilidade de licitação no montante de R$ 200 mil. -
MP investiga prefeito Milton Gomes por uso de perfil oficial para promoção pessoal
O secretário de Administração informou ao Viagora que o prefeito ainda não foi notificado sobre o assunto. -
Progressistas não vai interferir nas decisões de Silvio Mendes, diz Joel Rodrigues
O presidente do Progressistas no Piauí explicou que a legenda está satisfeita com os espaços conquistados na gestão de Silvio Mendes.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir