FMS disponibiliza vacinas de rotina para crianças em Teresina
Segundo a FMS, a imunização será administrada conforme o Plano Nacional de Imunização (PL), do Ministério da Saúde.
Nesta segunda-feira (24), a Fundação Municipal de Saúde (FMS) divulgou que vacinas de rotina contra várias doenças serão disponibilizadas para as crianças em 84 salas de imunização nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas quatro maternidades de Teresina.
Segundo a FMS, a imunização será administrada conforme o Plano Nacional de Imunização (PNL), do Ministério da Saúde.
A Fundação Municipal explica ainda que a vacinação se inicia com a dose da BCG, contra os casos graves de tuberculose e hepatite B, que é administrada nas primeiras 12 horas de vida do bebê, quando ele ainda está na maternidade.
Ainda de acordo com a FMS, o esquema de imunização desse público-alvo é até 10 anos com reforço contra a febre amarela.
A diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba, ressaltou a importância da vacinação para que se evite doenças graves ou até mesmo o óbito. A gestora fez um chamado a todos os pais para que levem as crianças aos postos de saúde.
“É uma questão de saúde e de desenvolvimento. É necessário cumprir o calendário de vacinação das crianças para evitar doenças graves e até morte na infância. Os pais querem filhos bem-sucedidos e atletas, mas precisam cuidar da saúde dos seus filhos com a vacinação”, destacou a diretora.
Ainda de acordo com a diretora, a partir da imunização a varíola já foi erradicada no país e a paralisia infantil já está preste a ser erradicada. Segundo Amariles Borba por meio da vacinação foi possível ter o controle da difteria, tétano e rubéola congênita (que provoca surdez, cegueira, problemas cardíacos e na formação do cérebro).
O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, ressalta que a vacina aumenta a expectativa de vida e reduz a mortalidade infantil. “Havia mortes por doenças infecciosas que estão sob controle por causa da vacina”, afirma.
Confira as vacinas disponibilizadas pela FMS:
As salas de vacina nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e maternidades funcionam para atender as crianças com as doses das seguintes vacinas:
BCG (protege contra a tuberculose);
Tetravalente (DTP+HIB) (protege contra difteria, tétano, coqueluche, meningite e da bactéria Haemophilus influenzae tipo b);
Hepatite B;
Contra a pólio;
VORH (Vacina Oral de Rotavírus Humano) (protege contra diarreia por Rotavírus que causa diarreia);
Vacina tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola
-
Hospital Infantil Lucídio Portella realiza ações na 7ª edição do Novembrinho Azul
Segundo o Governo Estadual, o projeto foi idealizado pelo urologista Dr. Djalma Ribeiro Costa em 2017 e se tornou uma referência em saúde preventiva para o público masculino infantojuvenil. -
Hospital do Mocambinho registra aumento de 151% no número de atendimentos em 2024
Segundo o Governo do Piauí, a reestruturação e modernização do Hospital do Mocambinho têm promovido um ambiente mais humanizado, focado na eficiência e no bem-estar de pacientes. -
Hospital Dirceu Arcoverde passa por ampla reforma em Parnaíba
o objetivo é concluir a reforma e ampliação do hospital em 2025 -
HGV ganha Centro de Tratamento para Doenças Cardiovasculares
Segundo o Governo do Piauí, o novo Centro foi instalado no local que antigamente abrigava o Serviço de Pronto-Socorro (SPS) e conta com uma estrutura completa para atender com eficiência e rapidez -
Secretaria de Saúde promove ações de prevenção a diabetes no Piauí
Segundo Luciana Sena, coordenadora do Adulto e Idoso da Sesapi, a ação teve como foco o rastreamento da diabetes mellitus tipo 2 entre os servidores.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir