Escola estadual realiza projeto sobre literatura em Teresina
De acordo com informações do governo do Piauí, o projeto também visa incentivar o protagonismo estudantil e envolver os alunos na comunidade escolar.
A Unidade Escolar Padre Antônio José do Rêgo, localizada no Parque Piauí, zona Sul de Teresina, realizou o projeto literário “Vozes do Piauí: Literatura e Sociedade”, que tem como objetivo abordar áreas do conhecimento de “Linguagens, Códigos e suas Tecnologias”.
De acordo com informações do governo do Piauí, o projeto também visa incentivar o protagonismo estudantil e envolver os alunos na comunidade escolar. O governo também informa que o projeto “Vozes do Piauí: Literatura e Sociedade”, também integra o aluno a cultura e literatura produzida no estado.
A diretora da rede de ensino, Maria do Carmo da Conceição, comenta que com o projeto busca-se despertar a criatividade dos estudantes e estimular o senso crítico.
“Diante de uma discussão ampla entre professores e alunos, decidimos realizar um café literário, uma vez que é inquestionável a importância de analisar o contexto de produção literária de obras dos principais autores da literatura piauiense. Buscamos despertar nos nossos estudantes a criatividade na prática da escrita e oralidade, a importância de estudar autores da literatura piauiense, estimulamos o senso crítico e o reconhecimento da presença de valores sociais e humanos atualizáveis e permanentes no patrimônio literário nacional”, disse
Ainda de acordo com o governo, são comtemplados com o projeto alunos do 1º ao 3º ano do ensino Médio Regular, com o auxilio de professores que ficam responsáveis em elaborar estratégias metodológicas para trabalhar os autores em suas respectivas disciplinas: Língua Portuguesa, Literatura Piauiense, Artes, Inglês e Educação Física, percorrendo junto à História (História do Piauí), Sociologia, Química, Biologia, Geografia do Brasil e Geografia do Piauí.
Segundo informações divulgadas, no projeto os estudantes estiveram em contato com obras literárias, artísticas, culturais, históricas, social e político. Os alunos também produziram poemas para exposições, participaram de palestras e visita ao museu do Piauí e na Academia Piauiense de Letras.
Ainda segundo o governo, no encerramento do os estudantes realizaram uma aula-passeio, onde no final produziram um relatório, no município de Amarante, visitando o como Centro Histórico de Amarante, Museu Odilon Nunes, Fazenda Floresta e Lira Eco Parque.
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