Viagora

Presidente da FMS diz que tomará providências sobre falta de insumos no HUT

Gilberto Albuquerque disse que terá uma reunião com a diretora administrativa do hospital para resolver estas questões.

Após o Viagora receber denúncia sobre a falta de água destilada e solução de Ringer no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), na noite dessa quarta-feira (12), o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque garantiu que irá tomar providências sobre o caso.

A reportagem também apurou que já na manhã desta quinta-feira (13), pacientes da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), estão sem monitoramento por falta de eletrodos na unidade saúde.

Foto: Luis Marcos/ ViagoraDr. Gilberto
Dr. Gilberto

O presidente da FMS disse que vai ter uma reunião com a diretora administrava do hospital ainda hoje e esses problemas serão sanados. “A diretora administrativa que é responsável por isso, vai para uma reunião 11h da manhã na Fundação sobre todas estas questões e vamos resolver, inclusive já estamos nos articulado para o final do ano. O que estiver faltando do HUT será reposto”, disse Dr. Gilberto.

De acordo com Dr. Gilberto, a falta dos insumos é por conta que a indústria não fabrica o produto específico no Brasil, sendo assim, a equipe não consegue montar estoques quando a FMS consegue do mercado.

“São aqueles produtos que indústria ainda não fabrica e não são ativados suficientes. Não existe no Brasil a produção do frasco, da embalagem de água destilada e soro. Na verdade, de todos os soros. A gente tem as quantidades que a gente consegue no mercado, mas não dar pra fazer o estoque reserva que sempre precisa ter”, disse.

O médico também explica que quando falta a solução de ringer com lactato, são misturados outros medicamentos para criar o soro para os pacientes.

“Eles [os médicos] usam outros produtos, a gente usa soro e mistura outros produtos que faz o soro. Esse aí são três tipos de soro e um de água. Quando naquele momento não tem nenhum deles, existe a mistura que se faz para completar o que a gente quer, é assim que está sendo feito em alguns momentos. O ringer com lactato você pega o outro soro fisiológico, bota os produtos dentro e transforma em ringer lactado e vice-versa”, frisa Albuquerque.

O presidente da FMS afirma que os insumos e medicamentos em falta, tem previsão para chegar no HUT. Segundo ele, o Ministério da Saúde e as indústrias fabricantes garantem que até o final do ano, o problema que é recorrente estará totalmente resolvido.

“O Ministério da Saúde ele nos garantiu, as indústrias fabricantes nos garantem que até o final do ano deve estar resolvido, mas não dependem deles, depende da fábrica da embalagem que é na firma", disse.

Facebook
Veja também